Há quem diga que as distribuições GNU/Linux não servem para grande coisa e até lhes falta suporte para tudo o que são dispositivos externos. Ao longo dos últimos anos muita coisa mudou e, hoje em dia, como quase tudo é baseado na Web, poucas são as limitações… é preciso é conhecer as ferramentas certas!
Acha que é difícil gerir um smartphone/tablet a partir do Linux? Com o AirDroid não!
AirDroid é uma aplicação gratuita e com uma interface muito simples e funcional que permite aos utilizadores, que possuem um dispositivo com Android (e até iOS), gerir o mesmo a partir de qualquer browser.
Sem grandes complicações, para aceder ao seu equipamento a partir de qualquer sistema operativo, basta que instale o AirDroid no seu Android e use o endereço que é disponibilizado em qualquer máquina da sua rede local ou através do portal do próprio AirDroid.
Como tudo funciona?
Para começar devem então instalar o AirDroid no vosso smartphone/tablet Android. O download pode ser feito a partir daqui.
Depois de instalado o AirDroid, acedam a Dispositivos e escolham a opção AirDroid Web.
A aplicação irá fornecer um endereço que devem usar no browser da vossa máquina com Linux.
Em seguida, na vossa distribuição Linux, usem então o endereço que é disponibilizado pela aplicação. Lembre-se que neste cenário o smartphone/tablet Android deve estar na mesma rede que a máquina com Linux.
No smartphone irá ser solicitada autorização para acesso ao dispositivo, devendo o utilizador indicar que permite.
Após permitir, irá aparecer a interface do AirDroid com as mais diversas opções.
Através da interface Web, é possível aceder a ficheiros, fotografias, vídeos, abrir o browser numa página específica, saber informações sobre o armazenamento, ver e escrever SMS, atender chamadas, etc.
Por ainda instalar ou desinstalar apps, saber quanto ocupa cada app instalada, data da instalação da mesma.
Se achava que gerir o seu Android a partir de qualquer distribuição Linux não era possível, então agora já sabe que é muito simples. Esta ferramenta simplifica imenso tal operação e são várias as funcionalidades que disponibiliza ao utilizador.
Obviamente, esta é uma dica que funciona com qualquer browser, independentemente do sistema que o utilizador use.