Pplware

Geary: Um fantástico cliente de e-mail para GNU/Linux

É verdade que a Google veio revolucionar a forma como comunicamos e o Gmail é provavelmente o melhor serviço de e-mail do mundo, tendo em conta as funcionalidades que oferece, interoperabilidade entre plataformas e também a excelente interface Web.

No entanto, há quem continue a preferir uma ferramenta nativa como cliente de e-mail. Para GNU/Linux a nossa sugestão vai para fantástico e leve Geary que recebeu recentemente uma atualização de peso.


O Geary é um moderno e leve cliente de e-mail para sistemas Linux. Desenvolvido em Vala pela empresa Yorba (a mesma que criou o Shotwell), foi desenhado para ter uma integração completa com o ambiente de trabalho gráfico Gnome e são muitas as funcionalidades que este “pequeno” cliente de e-mail oferece.

A interface simples organiza as mensagens por assunto, o que facilita a leitura e acompanhamento de e-mails recebidos. Recentemente, foi lançado o Geary 0.12 (a última versão estável tinha sido lançada há 3 anos) e são várias as novidades incluídas das quais se destacam:

Como instalar o Geary 0.12 no Ubuntu?

Para instalar o Geary via terminal, basta inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:geary-team/releases
sudo apt-get update && sudo apt-get install geary

Depois de instalar, basta ir à Dash e procurar por geary

No caso de configuração de uma conta Gmail, o serviço de e-mail da Google não reconhece o Geary como uma app segura. Para ativar tal suporte, verifiquem no e-mail o link que é enviado pelo próprio serviço e em seguida ativem a opção “Permitir aplicações menos seguras“.

Com as inovações e novas funcionalidades que estão integradas no Geary, este será certamente um dos clientes de e-mail mais completos para GNU/Linux. Além disso é gratuito e oferece uma excelente performance. Experimentem!

Exit mobile version