O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.
Recentemente a equipa responsável pelo projecto, apresentou mais uma versão estável do FreeNAS. Vamos conhecer as novidades.
O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretender por exemplo montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros. O interface é WebBased e bastante amigável. O FreeNAS permite ainda a produção de relatórios/gráficos de utilização, e a disponibilização de um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).
O FreeNAS é sem duvida a melhor solução gratuita para transformamos o nosso PC num servidor NAS (Network Attached Storage). Esta última versão traz algumas actualizações, das quais se destacam:
- Actualização do Samba, com suporte agora para SMB3
- Correcção de vários bugs
- Suporte para ZFS
- Melhorias nos gráficos de reporting
- Melhorias na integração com Active Directory
- …entre outras novidades que podem ser consultadas aqui
Depois de instalado, o freeNas disponibiliza o endereço para a interface Web de gestão. Para aceder deverá colocar esse endereço num browser e no primeiro acesso ao FreeNas deverá inserir as seguintes credenciais:
Username: admin
Password: admin
Depois de entrar, é-nos apresentada a informação do nosso sistema e do lado esquerdo temos disponível o menu com as várias opções:
Account
Nesta interface podemos ver informações sobre a nossa conta, criar utilizadores e grupos
System
Dentro da interface system, podemos ver os Cron Jobs (tarefas agendadas), scripts de iniciação, servidores NTP, Informações do sistema, etc.
Network
Configuração de parâmetros da rede (incluindo link aggregations, static routes e Vlans)
Storage
Para criação, importação e visualização de volumes, agendamento de backups, etc
Sharing
Para configurações de partilhas entre sistemas Apple, Unix e Windows
Services
Para controlo dos serviços de rede
Display System Processes
Visualização dos processos que estão a correr no sistema
O FreeNAS disponibiliza excelente ferramentas de reporting, que permitem visualizar facilmente vários parametros associados ao servidor onde o FreeNAS está a correr.
O FreeNAS pode ser instalado em qualquer máquina com requisitos mínimos ( Processador Pentium, 256 MB RAM, Disco Rígido, placa de rede, placa gráfica VGA), podendo assim dar uso ao seu antigo computador que está encostado lá por casa.
De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser. O importante é mesmo ter discos rígidos com boa capacidade para criação de volumes.