FreeNAS, monte um servidor de ficheiros e outras funcionalidades, na sua máquina antiga.
O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD, e que suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: CIFS (samba), FTP, NFS, Rsync, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.
O FreNAS pode ser instalado/executado via PENUSB ou LiveCD.
De referir que o computador com o FreeNAS não necessita de teclado nem de monitor pois tudo é controlado remotamente via browser.
Permite a integração numa rede Microsoft Windows (com ou sem Active Directory) ou numa rede Linux com partilhas NFS, além de ter ele próprio, a capacidade de fazer a gestão de utilizadores locais/grupos.
O FreeNAS pode ser instalado em qualquer máquina com requisitos mínimos ( Processador Pentium, 256 MB RAM, Disco Rígido, placa de rede, placa gráfica VGA), podendo assim dar uso ao seu antigo computador que está encostado lá por casa.
Novidades da versão FreeNas 0.71
Upgrade dos seguintes pacotes:
- e2fsprogs 1.41.9
- istgt 20100407
- msmtp 1.4.19
- transmission 1.92
- PHP 5.2.12
- fuppes 0.660
- rsync 3.0.7
- inadyn-mt 02.18.14
- netatalk 2.0.5
- bash 4.0.35
- lighttpd 1.4.26
- proftpd 1.3.2e
- iSCSI initiator 2.2.4
- sipcalc 1.1.5
- nano 2.2.3
Todas as alterações desta versão podem ser lidas aqui.
O FreeNAS é uma excelente opção para quem pretender por exemplo montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros. O interface é WebBased e bastante amigável. O FreeNAS permite ainda a produção de relatórios/gráficos de utilização, e a disponibilização de um conjunto de serviços (ex: SSH, SAMBA, FTP, etc).
Artigos relacionados
- Montar um Servidor SSH em Ubuntu
- HowTo: Partilha de ficheiros com Samba
- Partilha de pastas/ficheiros no Ubuntu – Samba