Para quem usa a linha de comandos (terminal) durante muito tempo como eu, é hora de dar uma lufada de ar fresco e adicionar novas funcionalidades de forma a tornar o terminal mais interactivo.
Para isso, vamos instalar o fish shell que é uma excelente ajuda na utilização da tão “temida”(por alguns utilizadores) shell Linux.
O fish shell é uma modificação à shell BASH, que torna a mesma mais interactiva e de certa forma mais simples de usar. O fish shell é bastante útil para os utilizadores iniciantes, já que permite que o utilizador aprenda de forma simples os imensos comandos disponibilizados pela Shell.
Como alterar a shell no Ubuntu para a fish shell?
Começamos por instalar o fish shell. Para isso abrimos o Ubuntu Software Center e procuramos por fish shell. Para instalar, basta carregar no botão Install
Depois de instalado, abrimos o terminal e inserimos o comando:
chsh –s /usr/bin/fish
E em seguida inserimos a respectiva password do utilizador em uso.
Para aplicar as novas configurações e terem disponível a nova shell, devem fazer logoff/login no sistema. Depois de entrarmos novamente no sistema, abrimos o terminal e podemos começar a explorar as novas funcionalidades do mesmo.
O fish shell permite ao utilizador identificar se o comando escrito está correcto (informação através da cor verde/vermelho) e através da tecla TAB é possível executar a função “auto-complete” de comandos, de uma forma muito interactiva.
O fish shell permite adicionar algumas funcionalidades interessantes à tradicional shell Bash tornando-a mas interactiva e de certa forma mais simples de usar. Experimentem e contem-nos o resultado. shutdown –r now !
Artigos relacionados
- Byobu – O terminal do Linux todo “pipi”
- Dica Ubuntu: Terminal no Nautilus
- BashStyle-NG – Mude o aspecto do terminal Linux
- Linux: Dicas para descarregar ficheiros pelo Terminal