Todos nós sabemos que no mundo Linux existem milhares de distribuições para todos os gostos e necessidades. Grande parte das distribuições domésticas são baseadas no Ubuntu, com os mais diversos interfaces gráficos (ex. Gnome, KDE, Cinnamon, etc) mas todas com o mesmo objectivo: oferecer o melhor do mundo open source.
Recentemente apareceu uma nova distribuição que dá pelo nome de Evolve OS e que traz o elegante e fluido ambiente gráfico de trabalho Budgie.
Para quem ainda não ouviu falar, o Budgie é um ambiente gráfico de trabalho limpo e fluido que constitui uma alternativa perfeitas aos populares projectos nesta área. Além disso, este ambiente gráfico suportará o compositor Wayland – protocolo de servidor gráfico que especifica a comunicação entre o servidor gráfico. De referir que recentemente foi lançada a versão 5.1.
Relativamente à distribuição Evolve OS, esta destaca-se pela adopção do Budgie e também do systemd como System Init.
Para quem não sabe, o init é o primeiro processo inicializado pelo kernel quando o utilizador inicia um computador com Linux ou Unix. Todos os outros processos são processos filhos do processo init. O init corre como daemon e apresenta, tipicamente, o PID 1. Os processos inicializados pelo init são conhecidos como jobs e são configurados por ficheiros que estão no directório /etc/init. Com o passar do tempo percebeu-se que o init não era a melhor solução, por ser inflexível e por tornar lento o arranque do sistema. Então, em 2006 apareceu o Upstart e em 2010 o Systemd como alternativas ao init. Por algum tempo, o Upstart parecia ganhar força para se tornar no sistema de inicialização padrão, mas o systemd rapidamente reuniu um conjunto de apoios e é hoje o preferido).
O Evolve OS não é baseado em nenhuma distribuição, não tendo assim qualquer restrição ou dependência de alguma empresa. Actualmente apenas está disponível a versão Alpha 2 desta distribuição por isso é conveniente que experimentem a mesma num ambiente não produtivo.
Num próximo tutorial iremos ensinar a instalar esta distribuição e explorar melhor este novo ambiente gráfico.