Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e é muito popular por incluir funcionalidades e tecnologias que não se vêm em outras distribuições. O Fedora é sistema operativo rápido, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade ao nível mundial. Este é uma das minhas distribuições Linux preferidas e antes de existir o Ubuntu, era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci experimentei.
Depois de alguns atrasos, chegou finalmente o Fedora 20 Beta “Heisenbug”.
O Fedora continua a ser uma das distribuições que mais inova, apresentando novas versões a cada seis meses. A versão final do Fedora 20 está agendada para 10 de Dezembro, mas com a disponibilização da versão Beta ficamos desde já a conhecer algumas das novidades. Como sempre, esta distribuição traz o melhor do que se produz no mundo open source.
Quais as novidades desta versão?
São muitas as novidades do novo Fedora 20 “Heisenbug” que ainda se encontra em versão beta, das quais se destacam:
- Arquitectura ARM – que é agora considerada a arquitectura principal (já que a tendência está virada para os dispositivos móveis)
- Bluez, para gestão do Bluetooth
- Melhorias no Network Manager
- Os utilizadores podem agora adicionar, editar e activar perfis activos/não activos via nmcli. Há também agora suporte para interfaces bridge;
- Melhorias na plataforma de cloud e virtualização
- Sendmail deixa de estar presente, por omissão na distribuiçãodistriuição
- Syslog passa a ser substituído pelo systemd
- Versão experimental do Wayland
…e muito mais – ver aqui todas as novidades.
O Fedora 20 está disponível com o Gnome, KDE,LXDE, MATE,