Pplware

Equipa do Ubuntu diz que o Linux Mint é… Inseguro!

Nunca acederia a um banco online com o Linux Mint…diz Oliver Grawert

Como todos sabemos, o Linux Mint é baseado no Ubuntu. Apesar das semelhanças, o Linux Mint tem aparecido com um conjunto de inovações e isso tem conquistado os utilizadores que têm dado preferência a esta distribuição.

Mas, nos últimos tempos, as equipas de desenvolvimento de ambas as distribuições têm andado de costas voltadas e a guerra de palavras já começou.

Oliver Grawert, funcionário da Canonical e programador no projecto Ubuntu, deu inicio à discussão, através da publicação de uma mensagem na mailing List do Ubuntu Developers. Segundo Grawert, o projecto Mint “corta” muitos updates que são fundamentais. Grawert refere mesmo que nunca acederia a um banco online com esta distribuição.

Do you think that Linux Mint is a vulnerable system ? Really ? 

this is the list of packages it will never update, instead of just
integrating changes properly with the packagaes in the ubuntu archive
they instead suppress doing (security) updates at all for them.

i would say forcefully keeping a vulnerable kernel browser or xorg in
place instead of allowing the provided security updates to be installer
makes it a vulnerable system, yes

i personally wouldn't do online banking with it ;)

Do lado do Mint a resposta não se fez esperar e o fundador e líder do projecto, Clement Lefebvre respondeu às acusações neste post. Para Lefebvre, Grawert está incorrecto nas alegações e clarifica as razões porque o projecto Mint exclui, por omissão, algumas actualizações de pacotes. Para o projecto Mint, os updates prioritários são, por omissão, são aqueles que existem para o software que é mais usado num sistema (ex. browsers). No entanto, o utilizador pode decidir por fazer sempre outros updates.

“We explained in 2007 what the shortcomings were with the way Ubuntu recommends their users to blindly apply all available updates. We explained the problems associated with regressions and we implemented a solution we’re very happy with.”

O Linux Mint inclui inclusive uma interface para definir o nível relativamente ao tipo de updates.

Explicações de um lado e do outro, a troca de palavras continua e parece-nos que não terminará nos próximos tempos. Esta “discussão acesa” deve-se certamente ao crescimento da popularidade do Linux Mint que a Canonical quer “atacar”.

Na sua opinião, qual o projecto de mais sucesso actualmente e no futuro? Quem acha que tem razão?

Exit mobile version