Os Media Centers estão na moda! Neste segmento as ofertas são variadíssimas, apesar do mais popular ser sem dúvida o Kodi. Recentemente apresentámos também aqui o PLEX que é também um media center bastante interessante. Hoje a nossa sugestão vai para o Emby.
Vamos aprender a instalar o Emby no Linux.
O Emby é mais um fantástico Media Center que nos permite gerir as nossas músicas, fotografias, filmes entre outras funcionalidades.
Principais característica do Emby
- Simples de usar
- Sincronização com dispositivos móveis
- Interfaces elegantes
- Controlo parental
- Sincronização com a cloud
- Live TV
- Suporte para DLNA
- Interface de gestão Web
- Entre outras
Este media center está disponível para vários sistemas e hoje vamos ensinar a instalá-lo no Linux, mais concretamente no Debian.
Instalar o Emby no Linux
Como referido o Emby está disponível para vários sistemas. Uma vez que não existe um pacote para Ubuntu, vamos adicionar o repositório necessário e proceder à instalação. Para tal, basta que usem os seguintes comandos:
sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/emby/xUbuntu_15.10/ /' >> /etc/apt/sources.list.d/emby-server.list"
sudo apt-get update
sudo apt-get install emby-server
Depois de instalado devem iniciar o Emby através do seguinte comando:
sudo service emby-server start
Configuração do Emby
Depois de iniciar o servidor do Emby, basta aceder ao endereço http://localhost:8096 para proceder as configurações do mesmo.
Primeiro devem indicar qual o idioma
De seguida devem escolher um nome para o vosso perfil
Por fim, devem adicionar as vossa bibliotecas de conteúdos.
Feitas as configurações anteriores com sucesso, o Emby está pronto a funcionar e com várias funções disponíveis. Num próximo artigo iremos abordar com mais detalhe as funções que este media center disponibiliza.
Este media center tem também suporte para Chromecast, Kodi, Samsung Smart TV, Android TV, Amazon Fire TV, Roku and Xbox 360 ou pode ser simplesmente acedido via Web. Além disso, o servidor está também disponível para Windows, Mac, FreeBSD, etc. Experimentem!