Instalação em 6 Passos
Antes de passar as dicas de instalação do novo Linux Mint 8, com o nome de código Helena preciso de confessar uma coisa…esta foi a primeira vez que experimentei o Linux Mint e acho que fiquei fã!!!! Para quem usa Linux esta versão não foge muito do que estamos habituados, no entanto há algo de especial no sistema operativo que na minha opinião estão associados ao look & feel.
Já tinha ouvido falar bastante bem deste sistema operativo mas a falta de tempo nunca me permitiu tal experiência e hoje foi o dia.
Bem vamos ao que interessa.
Preparação do Sistema
Fiz a instalação no VMWare e usei o .iso descarregado aqui. Para que o sistema arranque via imagem .iso devem indicar o local onde se encontra o ficheiro LinuxMint-8.iso, como indica a imagem seguinte:
Instalação
Passo 1/6 – Escolha do Idioma
Hoje vou escolher o idioma em inglês. No entanto o sistema operativo permite que no final instalemos um pack de idiomas. Desta forma podemos arrancar sempre o sistema em que idioma pretendermos.
Passo 2/6 – Fuso Horário
Passo 3/6 – Esquema do Teclado
Passo 4/6 – Partições
Hoje vou deixar que o Linux Mint trate automaticamente das partições, usando assim todo o disco. No entanto quem pretender criar partições manualmente pode ver neste artigo Instalar o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)
Passo 5/6 – Criar Utilizador
Passo 6/6 – Instalar
Em seguida deve fazer Restart Now, para voltar a iniciar o sistemas
Achei engraçado este screen…será uma vaca???
Depois da instalação feita, é hora de entrar no sistema. Aqui devem fornecer as credenciais de acesso criadas no momento da instalação
…e aqui estamos nós. Bem vindos ao Linux Mint 8 -Helena
Uma visão sobre o menu
Dados do nosso sistema
Um excelente analisador de recursos (CPU, Memória e Network)
Software Manager, com as novidades já anunciadas aqui
Um novo Look – o Mint possui alguns temas nativos, interessantes
Uma visão sobre o menu ||
Análise final
Depois de analisar muitos dos comentários do artigo Lançado Linux Mint 8 “Helena”, comprovei que realmente o Linux Mint é um sistema operativo bastante interessante, intuitivo e robusto. Para quem usa Ubuntu é como se estivesse em “casa” pois há muitas semelhanças.
Para quem está a pensar instalar o Linux Mint 8 aproveito para divulgar duas novidades, a nível de aplicações que surgiram no dia de hoje: