Pplware

Dropbox-Uploader – Use o Dropbox no Raspberry Pi e não só..

O Dropbox é um serviço de armazenamento de conteúdos, baseado na Cloud que dispensa apresentações. Este serviço dá-nos, por exemplo, a possibilidade de termos a nossa informação acessível e sincronizada a partir de qualquer ponto da Internet, nos mais diversos dispositivos.

Uma vez que o Dropbox não tem um cliente disponível para equipamentos com processador ARM (além da interface web), como podemos usar o Dropbox nestes dispositivos? Como solução apresentamos o Dropbox-Uploader.

Dropbox-Uploader é um script desenvolvido em bash script que permite o acesso aos conteúdos do nosso dropbox, através da linha de comandos, sem a necessidade de instalar um cliente. Este pequeno script permite:

Além das funcionalidades referidas, o script pode também ser útil para criação de backups automáticos, aceder ao Dropbox através de equipamentos com arquitetura ARM, entre outros cenários. A utilização do Dropbox-Uploader apenas necessita que o utilizador tenha instalado o cURL.

Como obter o Dropbox-Uploader?

Para obter o script, vamos começar por instalar o curl (uma biblioteca que te permite fazer requisições e enviar dados para outros sites e serviços da web):

sudo apt-get install curl

De seguida obtemos o script Dropbox-Uploader

cd && curl -O https://raw.github.com/andreafabrizi/Dropbox-Uploader/master/dropbox_uploader.sh

e para finalizar atribuímos permissões de execução ao script.

chmod +x dropbox_uploader.sh

Para executar o script basta usar o comando

./dropbox_uploader.sh
Como usar o Dropbox-Uploader?

Para usar o Dropbox-Uploader, basta usar a seguinte sintaxe:

./dropbox_uploader.sh COMANDO[PARAMETROS]...

COMANDOS

Alguns exemplos:

O script foi já testado com sucesso em ambientes Linux, no FreeBSD 8.3, no MacOSX, Windows/Cygwin, Raspberry Pi e QNAP. Para quem tiver a necessidade de aceder ao serviço Dropbox via proxy, podem confirmar aqui como proceder a essa configuração

Exit mobile version