Pplware

DoudouLinux – Linux para crianças a partir dos 2 anos

Com o intuito de aproximar cada vez mais o “mundo Linux” das pessoas, nada melhor que apostar nas crianças. Um bom exemplo disso, foi a inclusão da distribuição portuguesa “Caixa Mágica”  no Magalhães. Porém, existem muitas outras distribuições focadas para os mais novos, com um conjunto de aplicações didácticas e alguns jogos educacionais.

Hoje vamos conhecer o DoudouLinux, uma distribuição Linux para os mais pequenos (e não só).

DoudouLinux é uma distribuição Linux direccionada para as crianças, que disponibiliza um conjunto de aplicações e jogos bastante interessantes para os mais pequenos. O DoudouLinux não necessita de ser instalado, podendo ser executado a partir de qualquer PEN USB ou CD/DVD.

Quando arrancamos o DoudouLinux, é-nos apresentado de imediato um menu bastante interactivo com um background engraçado, que disponibiliza um conjunto de opções que permitem aceder facilmente a jogos e aplicações.

Um dos exemplos das aplicações disponibilizadas é o TuxPaint, que permite aos mais pequenos fazer uns “rabiscos” e, de certa forma, aprenderem a pintar. O TuxPaint tem um interface bastante agradável e “colorido”.

Veja todas as funcionalidades do doudoulinux assistindo ao seguinte vídeo:

Recentemente a equipa responsável pelo DoudouLinux disponibilizou a versão 2010-11, que inclui o suporte através de uma ferramenta web-based, para o controlo de conteúdos em tempo real (controlo parental).

É hora de instalar o DoudouLinux e deixarem os vossos filhos, sobrinhos e primos mais pequenos, felizes. Quem sabe se, no futuro, não serão uns “gurus” a dominar o Linux.

Artigos relacionados


Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: doudoulinux-2010-11-pt.iso [611MB]
Download: doudoulinux – outros idiomas
Homepage: Doudoulinux

Exit mobile version