O Kali Linux é uma distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas interessantes, mas igualmente perigosas. A sua instalação não é difícil, mas é possível obter imagens prontas a funcionar no VMWARE, no VirtualBox e até na ferramenta da Microsoft, o Hyper-V.
Hoje mostramos como podem ter a distro Kali Linux pronta a funcionar no VirtualBox.
Das muitas vantagens que existem em ter uma distribuição Linux, destaque para o facto de facilmente conseguirmos criar imagens funcionais da mesma. No caso da distribuição Kali Linux, os responsáveis pela distribuição até disponibilizam imagens prontas a funcionar.
Como obter um imagem pronta do Kali Linux?
Através do site da Offensive Security é possível obter imagens prontas para VirtualBox, VMWare e Hyper-V. O download das imagens pode ser feito aqui. Para este tutorial vamos mostrar como podem usar uma imagem pronta do Kali Linux para o VirtualBox.
Para começar devem obter a imagem do VirtualBox aqui. No nosso caso, descarregamos a imagem para arquiteturas de 64 bit.
Em seguida abram o VirtualBox e carreguem na opção Importar.
O próximo passo serve para indicar o ficheiro da imagem descarregado, o ficheiro .ova.
Em seguida validem os parâmetros da máquina virtual. Verifiquem se têm todos os componentes de hardware disponíveis na vossa máquina física.
Depois de todo o processo de importação, a máquina virtual estará pronta para funcionar. Para arrancar a mesma basta que carreguem em Iniciar.
E está feito! Como viram é muito simples e rápido ter uma máquina totalmente operacional em funcionamento. O utilizador pode, a qualquer altura, mudar o “hardware virtual” da mesma. Pode, por exemplo, aumentar/diminuir a quantidade de RAM a usar, mudar a forma de funcionamento da placa de rede, etc.
Leia também…