Pplware

Dicas: Segurança no Apache instalado no Ubuntu (Parte I)

O Apache é o servidor Web mais usado em todo o mundo. Flexibilidade, documentação e uma enorme comunidade, são alguns dos pontos fortes que marcam a diferença do Apache para a concorrência.

A instalação do Apache é extremamente simples mas como administradores do serviço é importante que este esteja configuração da melhor forma no sentido de garantir a melhor segurança. Aqui ficam algumas dicas.

Como instalar/actualizar o Apache?

A instalação do apache no Ubuntu e derivados é bastante simples. Para isso basta abrir o terminal e executar os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install apache2

 

Esconder a versão do Apache

Por omissão o Apache pode apresentar ao utilizador a versão.

No sentido de omitirmos tal informação, basta editar o ficheiro /etc/apache2/conf-enabled/security.conf e acrescentar/editar os seguintes parâmetros:

ServerSignature Off
ServerTokens Prod

Depois de realizadas as configurações basta fazerem restart ao serviço.

sudo /etc/init.d/apache2 restart

 

Desactivar pesquisa na directoria e links simbólicos

Por omissão o Apache permite listar os directórios criados na sua estrutura. Se tal opção está activa, um utilizador pode facilmente ver todos os ficheiros presentes nessa directoria, ficheiros esses que podem até conter informação que não pretendemos tornar pública.

Para proteger o acesso a essa informação basta editar o ficheiro /etc/apache2/apache2.conf e definir os seguintes parâmetros:

  
       Options -FollowSymLinks
       AllowOverride None
       Require all granted

Nota: Estes parâmetros devem estar definidos para  a raiz da estrutura (ex. /var/www/html).

 

Desactivar módulos desnecessários

O Apache vem por omissão com vários módulos instalados que normalmente nem precisamos no nosso servidor. Para saber os módulos activos basta usar o comando:

ls /etc/apache2/mods-enabled/

Exemplo de como desactivar o módulo status:

sudo a2dismod status
sudo /etc/init.d/apache2 restart

Estas são algumas dicas que pode aplicar já ao seu servidor apache. São configurações simples e que ajudam na segurança do serviço. Para a semana apresentamos mais algumas. Se entretanto quiserem partilhar algumas configurações connosco estejam à vontade, nós publicamos no próximo artigo.

 

Via

Exit mobile version