Dica: Remova o KDE ou XFCE do Ubuntu e volte ao GNOME
Ana Narciso
Aposto que esta situação já aconteceu a muitos de vós. Andam a “brincar” com os ambientes gráficos e instalam e desinstalam, instalam e desisntalam, mas esquecem-se que praticamente todas as bibliotecas e outro lixo que pretendiam remover, ainda permanecem no disco.
O exemplo de hoje ensina-lhe como remover totalmente os ambientes gráficos KDE e XFCE da sua instalação Ubuntu. Essencial.
Esta situação tem sido recorrente nas minhas máquinas, nomeadamente em relação ao KDE. Cada vez que é lançada uma nova versão, anunciando uma série de correcções a bugs, lá lhe dou uma nova oportunidade. Por esta ou aquela razão, este acaba por não satisfazer as minhas necessidades diárias de leveza e estabilidade. Conclusão: volto para o Gnome.
Fiz o mais lógico. Abri o Gestor de Pacotes Synaptic e removi totalmente o pacote kubuntu-desktop. Para minha surpresa, os pacotes anteriormente instalados por arrasto com o kubuntu-desktop não foram removidos!
Pesquisei e pesquisei, até que encontrei a solução num site muito interessante sobe Ubuntu (Psychocats), experimentei e funcionou! Por isso, aqui deixo a longa linha de comandos que precisará de colocar na sua consola (Aplicações > Acessórios > Consola).
Tenha atenção que será removido qualquer resto de instalação do ambiente gráfico a remover. Imagine que utiliza diariamente o reprodutor de música Amarok, nativo do KDE, quando remover o KDE, terá de reinstalar o pacote amarok. Portanto, estes comandos revertem a instalação do Ubuntu para a sua forma original, em termos de ambientes gráficos. Estes comandos destinam-se ao Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope. Caso possua outra versão, refira nos comentários!
Copie a longa linha fazendo duplo-clique no interior da caixa em questão e cole-a na Consola.