Pplware

Dica Linux: Como aumentar a memória Swap do sistema?

Um computador tem essencialmente dois tipos de memória: a memória RAM e a memória de armazenamento em disco. A memória RAM é volátil, mas é a mais rápida de um sistema. No entanto, comparativamente à memória de armazenamento (memória em disco), a memória RAM é mais cara e de menor dimensão.

No Linux podemos ter uma partição Swap que permite usar memória de armazenamento do disco como se fosse memória RAM (obviamente sendo mais lenta). Hoje ensinamos como aumentar a memória Swap do seu sistema Linux.


No presente tutorial vamos ensinar como podem ver o tamanho da partição Swap, assim como aumentar o tamanho da mesma. Para isso, usem os comandos que apresentamos de seguida:

#1 – Obter informação sobre a partição/memória Swap

Para saber o tamanho da partição Swap e saber quanta memória está em uso basta que usem o comando:

sudo swapon --show

Podem também usar o comando free -h

#2 – Saber se há espaço em disco

Antes de aumentar o espaço na partição Swap, devem verificar se têm espaço livre em disco. Para isso existe o comando disk free (df):

df -h

No nosso caso, como podem ver pela imagem anterior, o disco é apresentado como sda1 e ainda temos disponíveis 50 GB.

#3 – Criar um ficheiro Swap no Ubuntu

Vamos agora criar um ficheiro Swap usando o comando fallocate. Para este exemplo, estamos a definir um ficheiro com 3GB. Ajustem às vossas necessidades.

#4 – Ativar o ficheiro swap no Ubuntu

Para ativar o ficheiro Swap vamos primeiro definir as permissões necessárias (chmod 600, permissões de read e write para o utilizador). Para isso usem o seguinte comando:

sudo chmod 600 /swap.img

Em seguida usem os seguintes comandos para definir o tamanho reservado como Swap e para dar indicações da sua inicialização:

sudo mkswap /swap.img
sudo swapon /swap.img

Para verificarem se a “nova memória” já está em uso, executem o seguinte comando:

sudo swapon --show

#5 – Montar Swap de forma no Ubuntu

As configurações anteriormente são temporárias e para a sessão. Para que se tornem permanentes, ou seja, aplicadas assim que o sistema inicie, devem adicionar uma entrada ao ficheiro /etc/fstab.

echo '/swap.img none swap sw 0 0' | sudo tee -a /etc/fstab

E está feito, com os procedimentos anteriores é possível aumentar o tamanho da memória Swap no nosso Linux. Como mais memória Swap poderemos garantir um melhor desempenho do sistema.

Exit mobile version