No mundo Linux, os ambientes gráficos mais populares são sem dúvida o Gnome, KDE e o XFCE. Pessoalmente uso o Gnome, mas reconheço que o KDE é bem mais bonito e atraente e em algumas situações muito mais funcional.
Recentemente foi disponibilizado a versão 4.8 do KDE e segundo a equipa de desenvolvimento, esta versão traz mais estabilidade, performance e mais funcionalidades. Vamos aprender como instalar o KDE 4.8 no Ubuntu 11.10.
O KDE 4.8 foi recentemente anunciado e, pelo que tenho lido, a crítica é muito positiva. Esta versão inclui um conjunto de actualizações a nível de aplicações e novas funcionalidades que permitem tirar o melhor partido do sistema operativo, garantindo estabilidade e performance.
Principais Novidades do KDE SC 4.8
Através da Windows Switcher, podemos agora comutar utilizando o atalho ALT + TAB, entre seis layouts distintos. Esta novidade é especialmente útil para sistemas que não usa efeitos no Desktop. Além desta melhoria, o KWin apresenta também melhorias significativas a nível de performance (ver aqui).
Melhorias significativas a nível de gestão de energia. O painel que permite ajustar parâmetros a nível de energia foi completamente remodelado.
Disponibilização de uma barra lateral, idêntica à disponibilizada pela interface Unity
O Dolphin também ganhou algumas melhorias significativas, especialmente ao nível da performance aquando da interacção com imagens de grande qualidade e discos rígidos mais lentos.
Além das novidades referidas, o o KDE SC 4.8 traz também novidades para o Gwenview, Okular, correcção de bugs no Kmail, novas funcionalidades para o editor de texto kate e Telepathy. Veja todas as novidades aqui
Como instalar o KDE SC 4.8 no Ubuntu 11.10?
Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa. Para instalares o KDE no Ubuntu basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:kubuntu-ppa/backports
sudo apt-get update
sudo apt-get install kubuntu-desktop
O KDE ocupa cerca de 750 MB e no final da instalar o utilizador deve escolher se pretende manter como gestor de logins o LighDM ou então mudar para o KDM.
Depois de instalado basta fazer logout, escolher KDE Plasma WorkSpace e voltar a fazer login para usufruir do KDE no Ubuntu 11.10. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback! Como questão final gostaríamos de saber a vossa opinião:
KDE ou Gnome?