Pplware

Dica – Como clonar uma máquina virtual no Virtualbox

…para correr no VMWare ou VirtualPC?

Considerada pela Gartner com uma das principais tecnologias dos próximos anos, a virtualização é sem duvida uma das tecnologias mais usadas no mundo da computação nos dias de hoje.  Como docente de várias disciplinas da área das redes e sistemas operativos, a virtualização é uma tecnologia sempre presente na sala de aula, para implementar os mais diversos cenários/sistemas. A facilidade de implementação de um sistema, reposição/cópia do mesmo são sem duvida factores que potenciam esta tecnologia. Para quem usa o Virtualbox, hoje deixamos uma pequena dica: Como exportar/importar uma máquina virtual?

O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Uma das funcionalidades das ultimas versões é a possibilidade de exportar (copiar) máquinas virtuais, podendo esta ser imediatamente usada noutro cenário/software.

Por omissão o VirtualBox criar novas máquinas virtuais no formato is .VDI (apesar de existirem outros formatos disponíveis como VMDK – VmWare  ou VHD para VirtualPC. No entanto, não existe nenhuma opção para criar a máquina virtual num formato standard, para utilização em outras plataformas de virtualização.

Para isso, existe uma opção que permite exportar para o formato OVA, que não é nada mais que uma variante do OVF, mas que guarda tudo num único ficheiro compactado no formato TAR.

Exportar VDI para ficheiro OVA

Para exportar um VDI para uma OVA devem seguir os seguintes passos:

Passo 1) Ir a File > Export Appliance

Passo 2) Depois escolhemos a máquina virtual a exportar

Passo 3) Depois indicamos onde pretendemos guardar a máquina virtual no formato .ova

Passo 4) Caso pretendem, podem preencher alguns campos informativos relativamente à máquina virtual.

…e para finalizar carregam em Export

E está feito. Se pretenderem importar a máquina num outro PC com VirtualBox, basta irem a File > Import Appliance. Desta forma, podem também facilmente importar a máquina, por exemplo, no VMWare ou para um sistema operativo nativo diferente de onde estava a nossa máquina virtual.

Exit mobile version