Configure também no seu Raspberry PI
Como já tive oportunidade de referir em vários artigos, sou um “viciado” em SSH para acesso remoto as minhas máquinas a partir de qualquer lugar/dispositivo. O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente a uma máquina Linux.
Depois de ensinarmos aqui como proteger o seu servidor de ataques via SSH, a pedido de um leitor, hoje vamos ensinar como aumentar o tempo de sessão do SSH.
Para quem usa com frequência o SSH para acesso remoto, através de uma máquina (aparentemente) fidedigna, certamente que se sente incomodado com o facto do SSH estar constantemente a desligar-me após um determinado período de inactividade do utilizador.
Essa configuração faz parte de um conjunto de “regras” de segurança, que minimizam assim a possibilidade de ataque ao sistema. No entanto, para quem usa sempre a mesma máquina e é o único utilizador da mesma,pode contornar a “limitação” do tempo, adicionando um parâmetro na configuração do SSH.
Como aumentar o tempo de inactividade do SSH?
Para aumentar o tempo de inactividade basta que abra o ficheiro de configuração/etc/ssh/ssh_config
sudo nano /etc/ssh/ssh_config
E acrescente no final a seguinte linha
ServerAliveInterval 120
Acrescentando a linha referida, estamos a aumentar o período de inactividade para 120 segundos (2 minutos). O utilizador pode ajustar esta configuração de acordo com as suas preferências.
Para finalizar convém que faça um restart ao serviço sshd, usando o seguinte comando:
/etc/init.d/sshd restart
Nota: Caso esteja a usar o Ubuntu, use o comando:
sudo service ssh restart
O SSH é sem duvida um dos mais seguros e útil protocolo para acesso remoto a máquinas. Para usar este protocolo é necessário que a máquina remota tenha o SSH a correr e depois pode aceder à mesma via dispositivos móveis ou PC (usando o popular Putty).
Que outras configurações acham interessantes ter num servidor SSH?