Um CMS (Content Management Systems) é um software orientado para a web, usado para organizar, gerir e facilitar a criação colaborativa de documentos, portais e outros conteúdos. Quando falamos em CMS costumamos associar de imediato às plataformas wordpress ou Joomla por serem as mais populares. Depois de termos apresentado já aqui o Drupal, hoje vamos ensinar a instalar o mesmo no Linux.
O drupal é um gestor de conteúdos e pode ser usado como plataforma para as mais variadíssimas situações. Através do módulos e templates disponíveis podemos criar sites ou blogs pessoais/negócio, criar sites de comércio electrónico, etc, tudo com base nesta fantástica plataforma.
Vejam o Drupal em acção:
Como instalar o Drupal no Ubuntu 12.04?
Pré-requisito
Para instalar o Drupal na sua máquina, e uma vez que a plataforma necessita de servidor Web (ex. Apache), do MySQL como base de dados e PHP, devem começar por instalar um LAMP. Ora bem, no pplware já apresentamos um conjunto de artigos que ensinam a montar um verdadeiro servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP). Basicamente um LAMP é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache2 – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, drupal, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP com suporte para o serviço de base de dados MySQL.
Para instalar o Apache2 + MySQL + PHP, basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:
sudo apt-get install lamp-server^
Vamos agora passar à instalação propriamente dita do Drupal. Para isso devem seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Instalar o Drupal7 a partir dos repositórios
sudo apt-get update
sudo apt-get install drupal7
Passo 2 – “Registar” o Drupal no Apache
sudo cp /etc/drupal/7/apache.conf /etc/apache2/mods-enabled/drupal.conf
sudo /etc/init.d/apache2 restart
Passo 3 – Criar a base de dados de suporte à plataforma
mysql -u root -p
CREATE DATABASE dbdrupal;
Passo 3.1 – Criar utilizador para acesso à base de dados
Para o acesso à base de dados poderíamos usar simplesmente o utilizador root. No entanto, podemos também criar um utilizador específico para acesso à base de dados do drupal com a seguinte informação:
- Utilizador: drupaluser
- Password: pplware
CREATE USER drupaluser;
SET PASSWORD FOR drupaluser = PASSWORD("pplware");
GRANT ALL PRIVILEGES ON dbdrupal.* TO drupaluser@localhost IDENTIFIED BY "pplware";
Realizados os passos anteriores, basta apenas abrir o browser e inserir o seguinte endereço web http://localhost/drupal7/install.php … e fornecer os dados solicitados pela interface de instalação.
De referir que devem indicar o nome correcto da base de dados criada (neste exemplo usamos o nome dbdrupal) , utilizador e respectiva password.
De referir que no Drupal 7 foram introduzidas melhorias significativas, das quais se destacam:
- Novo interface de Administração o que simplifica a gestão da plataforma;
- Uma API para renderização
- Introduz melhorias de usabilidade através da disponibilização de um novo instalador (mais simplificado)
- Mais flexível – Permite definir a sua estrutura de conteúdos e adicionar campos personalizados a conteúdo, utilizadores, comentários e mais. Mais de 800 módulos já disponíveis para Drupal 7;
- Mais escalável – Suporte a grandes quantidades de tráfego, graças às optimizações JavaScript e CSS melhoradas;
Tal como o Joomla ou WordPress, o Drupal é um fantástico CMS e são muitas as funcionalidades que oferece. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade. Aguardamos o vosso feedback sobre esta plataforma.