A Time Machine é uma ferramenta que tira ao utilizador a preocupação de fazer cópias de segurança. Facilita a recuperação de dados, indo exatamente ao local onde no passado tinha o que agora procura. Tudo isto é feito sem prejudicar o desempenho do seu Mac.
Para Linux há também interessantes ferramentas. Conheçam hoje a ferramenta Déjà Dup.
Nos dias de hoje, não há motivos para não realizar backups nem que não seja aos dados mais sensíveis e pessoais. Os discos externos estão baratos, as pens já acolhem grandes quantidades de informação e os serviços disponíveis na cloud (ex. Amazon, Dropbox), permitem que qualquer utilizador faça backup gratuitamente. O que falta?
Déjà Dup: Backups simples e rápidos
A ferramenta Déjà Dup permite realizar facilmente backups mas também permite repo-los em caso de necessidade. Com um interface bastante simples, possui um conjunto de características e funcionalidades que fazem desta aplicação um utilitário a ter sempre à mão.
Principais características
- Suporte para cópias de segurança locais ou remotas, incluindo o serviço da Google e NextCloud
- Cifra e comprime os dados a transferir
- Cópias de segurança incrementais, permitindo-lhe restaurar a partir de qualquer cópia de segurança em particular
- Agendamento de cópias de segurança regulares
- Integra bem com ambiente gráfico GNOME
- Integração com o Nautilus
Como instalar o Déjà Dup no Ubuntu
A instalação do Déjà Dup é muito simples. Para isso basta que executem o seguinte comando:
sudo apt-get install deja-dup
Depois de instalado basta procurar na dash por Déjà Dup. Como se pode ver pela imagem seguinte, na primeira interface o utilizador pode escolher fazer um restauro do sistema ou um backup.
Esta é uma ferramenta interessante e leve, que permite a qualquer utilizador realizar backup e a repor os mesmos. Para quem não pretende andar a desenvolver scripts com rotinas para realização de backups esta ferramenta é uma opção segura e fiável.