Começo a convencer-me que as distribuições Linux têm, de longe, a melhor escolha de reprodutores multimédia face a qualquer outro sistema operativo. Depois de lhe termos apresentado o Banshee, o Exaile, o Audacious, entre outros, hoje trago-lhe o Decibel Audio Player.
Outras vistas: [Playlist][Mini][Nano]
Embora já exista desde 2007, o Decibel foi recentemente actualizado e está novamente na ribalta. Este leitor de música foca aspectos como a velocidade e o consumo de recursos, ideal para ouvir os seus álbuns favoritos enquanto se concentra noutras tarefas. Sem grandes complicações e com as funções reduzidas ao essencial, não admira que consiga ser bastante mais rápido quando comparado a outras alternativas.
Esta aplicação GTK+, escrita em Python, apresenta ainda assim, para utilizadores mais exigentes, uma série de módulos que poderá activar para expandir as capacidades do Decibel. Entre eles, destaco o equalizador, a integração com o sistema de notificações da sua distribuição, a possibilidade de descarregar capas de álbuns directamente da Web e a integração com o Twitter e com diversos mensageiros instantâneos. Ainda assim, parafraseando o autor da aplicação, se procura um leitor de música que faça tudo e ainda tire café, o Decibel não será o ideal para si.