Os rumores sobre a mudança de ambiente gráfico de trabalho no Debian não são de agora. Já no passado, durante a fase de desenvolvimento do Debian 7 “Whezzy”, a questão da alteração do ambiente gráfico de trabalho foi colocada em “cima da mesa”, mas acabou por ficar pendente.
Agora, passados 6 meses do lançamento do Debian 7, Joey Hessi da Debian foundation informou que o Debian 8 virá com o Xfce por omissão.
No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos.
Num anuncio publicado por Joey Hessi, pode ler-se que está prevista a mudança de ambiente gráfico de trabalho para o Debian 8, tendo sido o XFCE o escolhido. E porquê?
Segundo informa Hessi, há três pontos essenciais para a adopção do XFCE como ambiente gráfico de trabalho por omissão.
- Suporte à Acessibilidade, particularmente para os utilizadores com problemas visuais
- O XfCE oferece uma experiência ao estilo do “GNOME 2”
- Restrições no que se refere ao espaço em CD
Mas o Gnome ainda não está totalmente descartado. A equipa precisa de avaliar todos os prós e contras, antes de ser tomada uma avaliação final. Se os estudos/dados demonstrarem que o GNOME é de facto melhor para os utilizadores…então pode ser novamente reintegrado.
Que vos parece esta decisão de mudança de ambiente gráfico de trabalho?