Pplware

Linux Debian 10 (Buster): Aprenda a instalar o MySQL

Foi no início do mês que os responsáveis pela distribuição Linux Debian lançaram o Debian 10 (Buster). O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras como, por exemplo, o popular Ubuntu.

Esta nova versão do Debian vem com o MariaDB, disponível nos repositórios, como sistema de gestão de base de dados. Hoje vamos ensinar como podem instalar o MySQL.


O MySQL é muito provavelmente o sistema de gestão de base de dados (SGBD) mais usado em todo o mundo estando disponível em várias versões e para diferentes sistemas operativos.

Tudo o que é plataformas open source como é o caso do wordpress, Joomla ou Drupal, recorrem ao MySQL como base de dados. Para instalar o MySQL no Debian devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Atualização do sistema

sudo apt update 
sudo apt upgrade

Passo 2 – Configurar PPA MySQL

wget http://repo.mysql.com/mysql-apt-config_0.8.13-1_all.deb
sudo dpkg -i mysql-apt-config_0.8.13-1_all.deb

Em seguida procedam à configuração do MySQL, podem escolher qual a versão do MySQL que pretendem. Para este tutorial vamos escolher a versão 5.7.

Passo 3 –  Instalar o MySQL no Debian 10

Para procederem à instalação do MySQL basta que usem o seguinte comando:

sudo apt install mysql-server

Caso pretendam definir segurança no MySQL, executem o comando:

sudo mysql_secure_installation

Passo 4 –  Aceder ao MySQL

O acesso ao MySQL é feito com o seguinte comando:

mysql -u root -p

E está feito! Instalar o MySQL numa qualquer distribuição Linux é muito simples.

A Oracle Corporation detém actualmente o MySQL apesar de existir um fork do projeto com o nome MariaDB. O MySQl compete com projetos como o SQL Server da Microsoft ou como o PostgreSQL e usa a linguagem SQL (Structured Query Language) para a realização de todas as operações (ex. criação de base de dados, inserção e consulta de dados, etc).

Leia também….

Exit mobile version