O Linux Debian é uma das distribuições mais populares do mundo e também uma das que serve de base para muitas outras como, por exemplo, o popular Ubuntu. O novo Debian 10 “Buster” foi lançado há já algum tempo, e para dominar o sistema iremos criar alguns artigos com dicas.
Hoje vamos ensinar como podem adicionar um utilizador “normal” à lista de sudoers.
O comando sudo permite que um utilizador execute um comando com privilégios root, sendo que para isso deverá ter a respetiva password do superutilizador (se assim estiver configurado). Para ter a possibilidade de usar o comando sudo, o utilizador “normal” deverá estar na lista dos sudoers.
Adicionar um utilizador no Linux à lista de sudoers
O ficheiro dos sudoers está localizado em /etc/sudoers. Este ficheiro possuiu um conjunto de regras que definem as respetivas permissões de um utilizador. Antes de iniciar, é importante saber que não deve modificar o ficheiro com um editor de texto “normal”. Para isso existe a ferramenta visudo.
Para começar, devem realizar as operações com o utilizador root. Para tal, executem o comando su e depois introduzam a respetiva password. Depois de autenticado, executem o seguinte comando:
sudo visudo
Aí dentro basta adicionar o utilizador que se pretende. A título de exemplo vamos adicionar o utilizador ppinto à lista de sudoers.
ppinto ALL=(ALL:ALL) ALL
Tal comando significa que estamos a adicionar o utilizador ppinto à lista de sudoers e que este terá permissões para tudo, sendo sempre solicitada a password de root.
Além disso, caso não pretendam que a password de root não seja solicitada, executem o seguinte comando:
ppinto ALL=(ALL:ALL) NOPASSWD:ALL
E basicamente é isto. Como já referimos em outros artigos, não devemos usar a conta root por questões de segurança. Para garantir os privilégios necessários associem um utilizador ao ficheiro sudoers.