Agora com JWM e Fluxbox
Para quem ainda não conhece, o Damn Small Linux vulgarmente designada por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Como requisitos, necessita no mínimo de um 486DX (lembra-se desta arquitectura?) com 16 de RAM para correr ambiente gráfico ou apenas um 386 para correr em modo consola. Esta versão pode ser incluída facilmente numa PEN-USB de 64 MB, num CD ou, por exemplo, usar uma ferramenta de virtualização.
Depois de quase 4 anos sem qualquer desenvolvimento, John Andrews (responsável pelo projeto) anunciou a primeira Release Candidate da versão 4.11.
Apesar de ser uma versão RC (Release Candidate), o Damn Small 4.11 RC segue a filosofia de lançamentos anteriores “Ser sempre o mais user-friendly possível com máquinas que possuam hardware antigo” . Esta versão corrige alguns bugs e alguma aplicações foram atualizadas e outras adicionadas. O JWM (Joe’s Window Manager) foi actualizado para a versão 2.1, o Dilo actualizado para a versão 3.0.2 (melhorias no suporte a CSS), foi adicionado o XChat 1.8.9 assim como o sic 1.1 IRC e o XCalc-colo.
Esta versão permite também a troca entre o JWM e o Fluxbox sem a necessidade de reiniciar o sistema.
Outras funcionalidades/serviços disponibilizados pelo Damn Small Linux:
- XMMS (MP3, e MPEG);
- Cliente FTP;
- Browser Firefox;
- Cliente de email Sylpheed;
- Processadores de texto;
- IM Naim (AIM, ICQ, IRC);
- Ligação Remota (VNCviwer, Rdesktop, SSH/SCP);
- Cliente DHCP, PPP, PPPoE (ADSL);
- Jogos
- Suporte USB e PCMCIA, Wireless
Como meter o Damn Small 4.11 RC numa PENUSB?
Passo 0- Download do Damm Small Linux e do Lili USB Creator
Passo 1– No Lili USB Creator, escolher uma PenDrive
Definir qual o dispositivo que vai “acolher” a versão do Linux
Passo 2 – Escolher ISO/CD ou fazer Download (indicar o .iso descarregado no passo 0)
Após verificação de integridade do ISO e reconhecimento do Sistemas Operativo, podemos passar para o Passo 3- Persistência
Passo 3 – Persistência
Esta opção é útil para quem pretende guardar as alterações realizadas dentro do Linux e outros ficheiros. Definindo um espaço persistente na PenUSB podemos guardar informação ao longo das nossas sessões no Damn Small 4.11 RC.
Passo 4 – Opções
Passo 5 – Criar PenUSB
Agora basta indicar na BIOS que pretendem fazer boot via PenUSB e está feito. Relembramos que podem também instalar nativamente o Damm Small Linux ou então virtualizar o sistemas recorrendo ao VirtualBox ou VMWare.