Por Carlos Carvalho da Comunidade Linux Pplware
Ora vivam , hoje vamos-vos apresentar uma distribuição que é quase anónima , fruto das várias mensagens que trocamos na comunidade Linux do Pplware , esta semana surgiu o nome Cylon quem é que conhecia , ninguém conhecia , bom um dos sítios que temos como referencia em Linux é a Distrowatch , pois este nome não surgia , procurei a página da distribuição e fiz o respectivo download sempre com as minhas expectativas em baixo .
Coloquei a ISO numa pen e vai de testar no meu portátil , e não é que a distribuição me surpreendeu , cheia de software de origem todo o hardware do meu portátil com 6 anos foi reconhecido , com o compiz instalado e com os efeitos extra instalados e com o Emerald um decorador de janelas a elegância da distribuição surpreendeu-me ,mas não foi só a elegância , esta distribuição instalada como disse numa pen não registei qualquer bug como podem atestar no meu vídeo , todas as aplicações instaladas funcionam na perfeição , com um mix de aplicações oriundas da interface Gnome e também do KDE , esta distribuição reúne aplicações para o uso de um SO moderno .
Com estas características que apontei esta pode ser uma daquelas distribuições que sejam perfeitas para quem quer sair do Windows e entrar no Linux de uma forma descontraída , só têm que saber o que cada aplicação faz e arrisco a dizer que terão um sistema mais completo que com o Windows .
Nada foi esquecido até o Skype vem instalado de origem , o melhor de tudo isto é que esta distribuição usa os repositórios do Ubuntu e assim também beneficiarão do largo portefólio de aplicações que o centro de software do Ubuntu disponibiliza .
Vejam o vídeo e confiram se o que escrevi é um exagero , ficamos a espera dos vossos comentários
Como puderam ver, esta distribuição baseada no Ubuntu surpreende pelas mais diversas características. São muitas as aplicações presentes, o ambiente de trabalho agradável e a performance é aquela que todos conhecemos das distribuições Linux.
Achas que as distribuições baseadas no Ubuntu, estão melhores que o próprio Ubuntu?