No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Depois de recebermos vários pedidos, aqui está a nossa apresentação do poderoso CrunchBang.
O CrunchBang é uma distribuição Linux moderna, com estilo e “substância”! É baseada no GNU/Linux Debian e vem com o gestor de janelas Openbox (um dos mais leves e rápidos). Esta distribuição confirma que possível construir um SO apelativo, personalizável e robusto, ao mesmo tempo que consegue tirar todo o poder da máquina, não sacrificando assim a performance.
Tal como informamos em 2009, o segredo da velocidade do CrunchBang, baseia-se no facto do seu autor ter partido de uma instalação mínima do Debian e ter produzido um conjunto de procedimentos automatizados, através de um script de forma a construir uma distribuição optimizada e talhada para correr mesmo nas máquinas mais modestas.
O Openbox tem a particularidade de utilizar a toolkit gráfica GTK+, isto quer dizer que todas as aplicações a que já se habituou a usar como Pidgin, Transmission ou mesmo o Firefox, têm integração perfeita nesta distribuição.
A navegação é simplista embora não tão intuitiva à primeira vista, não encontrará nenhum menu, apenas a barra de tarefas localizada na parte superior.
Irá reparar também no seu lado direito, no popular monitor de sistema Conky, onde poderá observar dados importantes como informação de sistema ou atalhos importantes para tarefas mais comuns.
Para começar a interagir com o sistema e aceder ao menu do CrunchBang terá que clicar com o botão direito do rato sobre a área de trabalho.
A última versão do CrunchBang (CrunchBang Linux 11 “Waldorf”) traz um conjunto vasto de software, do qual destacamos:
- Gráficos:
- GIMP
- Viewnior Image Viewer
- Ferramenta de screenshots
- Internet
- Iceweasel
- gFTP Client
- Transmission
- XChat IRC Client
- Remote Filesystems
- Remote Desktop
- SSH
De referi que existe uma opção para instalar outros browsers como é o caso do Chromium, Chrome ou Opera.
- Multimedia
- VLC Media Player
- Volume Control
- Xfburn
- Office
- Google Docs
- Abiword Word Processor
- Gnumeric Spreadsheet
- Calculator
- Evince PDF Viewer
Quem necessitar de instalar software, pode recorrer sempre ao Gestor de Pacotes Synaptic ou então via apt na linha de comandos.
O CrunchBang é uma caixa de “boas” surpresas e nesse sentido vamos continuar a dar algum destaque a esta distribuição. A performance e simplicidade da distribuição são sem dúvida factores que podem decidir na hora de escolher uma distribuição Linux. Aguardem pelos próximos tutoriais.