Pplware

COS – O novo sistema operativo móvel Chinês baseado em Linux

E a China começa a dar cartas no segmento do software para dispositivos móveis.

É verdade que já estávamos habituados a que o hardware fosse fabricado na China (maior parte das vezes em Taiwan) mas agora, ao que tudo indica,  irá aparecer um sistema operativo móvel, com origem chinesa e o seu nome será COS (China Operating System).

O COS, que será para distribuição exclusiva na China, tem o apoio do governo Chinês e foi apresentado esta semana. Baseado em Linux, este sistema está a ser desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências (ISCAS), em colaboração com a Liantong Network Communications Technology, sediada em Xangai. Não há grandes informações sobre possíveis parceiros, mas especula-se que a HTC poderá estar envolvida no projecto (não há no entanto nenhuma informação oficial da HTC relativamente a este assunto).

Supostamente a HTC estará a integrar o COS

A ideia será apresentar uma proposta que acabe com o monopólio das plataformas estrangeiras (Android) e as versões que nascem a partir dessas plataformas. Mesmo baseado em Linux, não se pode considerar um sistema open-source visto que a tecnologia criada em cima do Linux é completamente independente e proprietária, por questões de segurança (dizem eles).

Os limites do COS não estão restritos aos smartphones. Há espaço para tablets, portáteis ou set-top boxes, uma vez que o SO suporta JAVA e HTML5.

De acordo com a Liantong Network, tanto a China Mobile como a China Telecom estão a testar o COS há cerca de 3 meses e neste momento, contam com quatro telefones comercializados na China com a sua versão do COS, mas os nomes não foram revelados.

Acreditamos que dentro do mercado Chinês o COS possa ter sucesso, mas à escala mundial será muito complicado, mais que não seja pela falta de traduções…

Exit mobile version