Para quem só agora começou a usar linux, em concreto o Ubuntu 12.04 é importante que saiba que existem ferramentas gratuitas para quase tudo. A interface do Ubuntu está cada vez mais simples e “inteligente”, fazendo quase esquecer o “terminal preto” que permite controlar o sistema a um nível diferente.
Depois de termos apresentado o Ubuntu Tweak 0.7, uma ferramenta que permite personalizar facilmente o nosso Ubuntu, hoje vamos conhecer uma outra excelente ferramenta que tem o nome de Unsettings.
Apesar da ultima versão do Ubuntu já disponibilizar várias ferramentas para personalização do sistema, a verdade é que os utilizador menos experimentes nem sempre encontram as opções de personalização de uma determinada funcionalidade.
Nesse sentido, o Unsettings tem como principal objectivo oferecer uma interface única para a configuração das mais diversas funcionalidades.
Com o Unsettings o utilizador pode:
- Mudar o aspecto do laucher
- Definir o comportamento (em termos de efeitos) do laucher
- Definição de estilo da Dash
- Definição de estilo dos painéis
- Escolha de novo tipo de letra
- Definição do tipo de janelas
- Personalização da área de trabalho
- Escolha de temas
Como instalar o Unsettings?
Para facilmente instalar o Unsettings, basta abrir o terminal (CTRL + ALT + T) e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:diesch/testing
sudo apt-get update && sudo apt-get install unsettings
Apesar de continuar a preferir o Ubuntu Tweak 0.7, o Unsettings é sem duvida uma excelente alternativa. Como cada vez mais os utilizadores do Ubuntu estão mais interventivos, gostaríamos de saber:
Qual a aplicação para Linux que gostariam de ver analisada no Pplware?