Pplware

Como testar o Gnome 3 no Ubuntu 11.04?

Na semana passada, anunciámos aqui o novo Gnome 3 que apresenta muitas novidades. Para quem está habituado ao “antigo” Gnome notará de imediato muitas diferenças, começando pelo Ambiente de Trabalho que foi totalmente remodelado. Está também disponível um botão de actividades, onde o utilizador pode consultar todas as aplicações que tem abertas e assim alternar entre janelas.

Segundo os responsáveis pelo projecto, o Gnome3 deve correr sem problemas em máquinas com 4 a 5 anos. No entanto, para tirar todo o partido deste ambiente, é necessário que exista suporte para aceleração de vídeo por hardware. Caso contrário, será apresentado um interface mais limitado. Vamos então aprender como instalar o Gnome 3 no Ubuntu 11.04?

Para o corrente artigo, usei o sistema virtualizado que já tinha com o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal com o interface Unity. Não esquecer, para quem estiver a correr o Ubuntu 11.04 via VirtualBox, que devem activar o suporte 3D (ver aqui como fazer).

Depois do sistema ter arrancado, abrimos o terminal e procedemos à actualização do nosso sistema através dos seguintes comandos:

Para Ubuntu 11.04 Natty

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install gnome-shell

Para Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

sudo add-apt-repository ppa:Ubuntu-desktop/gnome3-builds
sudo apt-get update
sudo apt-get install gnome-shell

Depois de actualizado o nosso sistema  para o Gnome3, devemos proceder a um restart.

Nota importante: Verifiquei que após instalar o Gnome3, o Unity e a versão mais antiga do Gnome deixaram de funcionar.

Depois do sistema arrancar, devem escolher como interface “Ubuntu GNOME Shell Desktop

Como referido anteriormente, o “novo” Gnome 3 apresenta um interface totalmente renovado, com algumas semelhanças ao Unity.

Considerações finais

Uma vez testado o Gnome 3 no Ubuntu 11.04 a correr sobre o VirtualBox, verifiquei que existem alguns problemas na apresentação das janelas (talvez o suporte do VirtualBox para o Gnome3 ainda não seja o melhor). Notei também que este novo interface (com todas as funcionalidades) é mais pesado comparando com as versões anteriores.

Caso pretendam testar o Gnome3 é aconselhado que façam backup da vossa informação e não experimentem em máquina que estejam em produção.

Artigos relacionados

Exit mobile version