Depois de ter saído o Ubuntu 11.04 com o ambiente gráfico Unity, muitos foram os utilizadores que demonstraram tamanha desilusão e acabaram por voltar ao Gnome tradicional. Apesar de ser criticado por muitos utilizadores, o Unity foi escolhido pela Canonical como interface padrão do seu projecto Ubuntu TV e provavelmente fará também parte do projecto Ubuntu para Android (daí a insistência e apoio da Canonical ao Unity)
Para os que continuam a não gostar do Unity e também do Gnome 3, hoje trazemos mais uma alternativa. Vamos conhecer e aprender a instalar no Ubuntu o fantástico Cinnamon Desktop.
O Cinnamon Desktop é um ambiente de trabalho bastante leve e com aparências do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este ambiente de trabalho oferece.
Aqui fica um pequeno vídeo demonstrativo das potencialidades do Cinnamin Desktop 1.1.3
Como instalar o Cinnamon Desktop no Ubuntu?
Depois de termos ensinado os utilizadores a instalarem o Mate (ambiente de trabalho do Mint) no Ubuntu, hoje iremos ensinar a instalar o fantasio Cinnamon no Ubuntu. Para tal devem seguir os seguintes passos:
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon
Nota: Quem tiver o Ubuntu a correr via VirtualBox, deverá ter o Guest Additions instado (ver aqui).
Feita a instalação basta fazerem logout à sessão e já no lightDM escolher Cinnamon
Agora é só explorar este fantástico ambiente de trabalho. O Cinnamon tem suporte para novos temas, efeitos (bastante semelhantes ao efeitos do iOS), Applets, Extensões,etc
Pessoalmente gostei bastante do Cinnamon pela simplicidade, leveza mas também para efeitos minimalistas e elegantes que oferece. Experimentem e depois digam-nos o vosso feedback.
Qual o ambiente de trabalho que usam actualmente no vosso Linux?