Aprenda a usar o editor de texto vi (Parte I)
Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós” de 2013, com o objectivo de chegarmos ao tutorial nº100! Para isso contamos também com a vossa ajuda, sendo que a partir de agora podem enviar as vossas dicas para que nós possamos publicar (ver no final do artigo)
Preparados para mais um Comandos Linux para Totós ???….Lets go…!
Uma das ferramentas que mais uso em qualquer sistema linux é os editores de texto. Adepto do vim e do nano, estes editores de texto permitem-me fazer quase tudo ao nível da linha de comandos e também em ambiente gráfico. Os editores de texto permitem-nos criar/editar vários tipos de ficheiros, oferecendo um conjunto de funcionalidades que visam aumentar a produtividade de cada utilizador.
Editor de texto vi
Um dos editores de texto mais populares no GNU/Linux é sem duvida o vi (além do emacs). Quem usa este editor pela primeira vez sente-se desconfortável por aparenta alguma complexidade. No entanto o vi foi concebido para que o utilizador tenha a maior produtividade ao menos esforço (entenda-se, usando o menor conjunto de teclas para a navegação dentro do próprio editor).
Quem já está familiarizado com o vi, a produtividade é simplesmente impressionante.
O vi funciona com base em modos. O utilizador pode estar no modo comando ou no modo de inserção. tal como os nomes sugerem, o modo comando permite que se usem as teclas para “comandar” o editor e no modo de inserção podemos escrever normalmente no editor.
Para entrarmos em modo de inserção basta carregar na tecla i. Para voltar ao modo comando, carregamos na tecla ESC.
Movimentos do Cursor
No vi, ao contrário de outros editores, as teclas direccionais (em modo comando) são:
- h – para a esquerda
- j – para baixo
- k – para cima
- l – para a direita
De referir que as “tradicionais” teclas de navegação também funcionam no vi.
Algumas teclas para navegação
Tal como referido, o vi recorre a um conjunto de teclas que permitem, em modo comando, realizar um conjunto de acções. Aqui ficam algumas dessas teclas/conjunto teclas:
- RETURN: Inicio da proxima linha
- ESPAÇO: Move o cursor para a frente
- 0 – Início da linha
- e E – fim da linha
- w W – Salta para o inicio da próxima palavra
Comandos para edição de texto
Como teclas que ajudam na edição de texto, o vi também disponibiliza uma série de “funções”. Por exemplo:
- tecla d – apaga o texto (que estão nos buffers do editor)
- tecla c – substitui o texto selecionado
- tecla > – Indenta o texto
Num próximo artigo iremos explorar melhor estas dicas e apresentar outras tantas.
Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback. E os vossos contributos? Alguém quer contribuir com artigos? mail me (ppinto at pplware.com) ou através da comunidade Pplware Linux.