Pplware

Chegou o Wine 3.0: Corra aplicações Windows no Linux ou macOS

Certamente que já lhe aconteceu estar numa distribuição Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para o seu sistema. Num caso desses a ferramenta Wine é a solução!

Hoje vamos conhecer as novidades da versão 3.0.


Wine é um projeto que permite executar em ambientes Linux, no macOS, BSD e similares software especificamente concebido para o Microsoft Windows. Esta ferramenta funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

Recentemente foi lançado a versão 3.0 do Wine que além de ter sofrido 6000 alterações comparativamente à versão anterior, traz um conjunto de novidades interessantes:

O Wine 3.0 está já disponível para download aqui. Os binários para cada distribuição e também para o macOS ainda estão em fase de criação. Se usar o Ubuntu, para ter a última versão basta que atualize os repositórios – ver aqui.

Se são utilizadores do Linux ou do macOS e querem ter aplicações Windows a correr de forma direta e sem qualquer emulação, então o Wine é a solução que procuram. Nem sempre é simples de usar, mas no geral cumpre com o que promete.

Via omgubuntu

Exit mobile version