O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador. Com esta distribuição o utilizador pode navegar sem deixar rasto.
Recentemente foi lançado o Tails 4.20 que reforça a ligação à rede Tor.
Novo Tails chega com novo Tor Browser…
Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outras. Com a versão 4.20, chega também uma nova versão do Tor Browser.
O Tor Browser permite que os utilizadores naveguem na Internet de forma anónima. Na prática, ao usar o Tor Browser, o tráfego é encaminhado por milhares de servidores que fazem parte da rede Tor. É verdade que a rede TOR pode não ser totalmente segura, mas comparativamente à “rede tradicional” de fluxo de comunicações, garante uma melhor privacidade dos utilizadores.
O navegador Tor isola cookies e apaga o histórico de navegação do browser. A rede Tor é composta por milhares de sistemas (voluntário) em mundo. Diferente de uma VPN, não há uma entidade ou ponto de falha central em quem confiar para poder navegar com privacidade – veja aqui como usar o Tor Browser.
Esta versão do Tails traz agora um assistente de ligação à rede Tor.
Como já referimos, esta distribuição tornou-se bastante conhecida por causa de Edward Snowden, o famoso “fugitivo” norte-americano e denunciante do sistema de espionagem mundial levado a acabo pela NSA (National Security Agency) que referiu usar esta distribuição Linux por questões de privacidade.