Os jogos vão mudar-se para a TV
Em Setembro informamos aqui que a Valve se preparava para lançar um novo sistema operativo gratuito, baseado no Linux e que seria adaptado para o segmento das TVs. Baptizado com o nome de SteamOS este SO iria combina a arquitectura do kernel Linux com a experiência de jogo criada para os grandes ecrãs.
Passados três meses..em plena sexta-feira 13……eis que chegou o SteamOS…a Revolução vai começar !
Com este “novo” conceito, a Valve refere que a partir de agora os jogadores já não precisam de sair de perto da família, dos amigos, pois podem jogar onde quiserem.
O SteamOS funcionará em qualquer computador, com a vantagem de poder tirar partido dos grandes ecrãs (exemplo TVs).
Além das características referidas, a Valve diz ter alcançado aumentos significativos ao nível do desempenho gráfico e que agora estão a trabalhar no desempenho no que se refere ao áudio com o objectivo de reduzir a latência dos dispositivos de entrada.
O sistema irá permite também conteúdos on-demand e a Valve já fez saber que está a negociar com os principais serviços de entretenimento.
A instalação desta versão é só aconselhada a quem domine Linux pois, segundo a Valve, o processo é complexo (O Pplware apresentará brevemente um tutorial).
Os utilizadores com menos experiencia no Linux devem esperar até 2014. Está também previsto que hoje a Valve entregue os protótipos das Steam Machines aos 300 utilizadores com residência nos Estados Unidos.