Com milhares de instalações, o PiPplware é hoje uma das distribuições mais usadas, em Portugal, no Raspberry PI. Ainda não tem um Raspberry PI? Aproveite a nossa campanha, já temos pouquíssimos packs – ver aqui.
O PiPplware é a nova distribuição portuguesa para o Raspberry PI que foi criada pelo nosso leitor Diogo Santos e que nas últimas versões contou com a colaboração do nosso leitor brasileiro Luiz Victor Carvalho na parte dos emuladores. Depois do lançamento da versão 2.0, hoje o Pplware disponibiliza a versão 2.1.
Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de Linux para se poder usufruir das suas capacidades.
Com o Pipplware é possível realizar quase todas as tarefas possíveis com o Raspberry num único sistema operativo e assim tirar todo o potencial desta pequena máquina. Além disso é facilmente escalável e optimizável para diversos tipos de uso.
É nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.
Novidades Pipplware 2.1
Com a boa recepção da versão 2.0 por parte dos utilizadores, esta versão centra-se principalmente na correcção dos poucos bugs detectados e da actualização de software e alguns componentes de modo a criar uma maior estabilidade. A principal novidade será talvez a inclusão de um novo sistema de actualizações.
Agora a partir de “Update System” no menu “Advanced” todo o sistema é actualizado automaticamente para novas versões. Deixa assim de ser necessário o uso do terminal para executarem updates manuais e actualizarem componentes como por exemplo os emuladores e a librtmp caso seja necessário.
Para além disso destaca-se também o suporte inicial ao Raspberry Pi Compute Module e a actualização do XBMC para a ultima versão estável 13.1 bem como todos os addons incluídos.
Changelog
- Actualização para o XBMC Gotham 13.1
- Actualização do kernel e firmware
- Suporte inicial ao Raspberry Pi Compute Module
- Actualização do RetroPie (emuladores)
- lbrtmp actualizada
- Novo sistema de actualização total do sistema através do “Update System”
- Correcção de bugs e optimizações
Como actualizar a partir da versão 2.0:
Como já referimos esta será a ultima versão em que uma actualização manual do género será necessário. Para actualizarem é necessário acesso a um terminal, podendo ser, por exemplo, através de ssh ou directamente com um teclado ligado ao Raspberry:
- Fazer o download do ficheiro de update em baixo e extrair/copiar o seu conteúdo para /home/pi. Podem fazer isto por exemplo através da rede do Windows.
- Executar no terminal: chmod +x /home/pi/update.sh && /home/pi/./update.sh
Caso apareça uma pergunta num ecrã azul basta fazer “Enter”. O tempo que demora o update varia dependo da vossa ligação á internet. A actualização está completa quando o Raspberry reiniciar, poderão confirmar logo a seguir com a apresentação de “Pipplware 2.1”