Quando se fala em distribuições Linux estáveis e com bom look and feel o Linux Mint é provavelmente dos primeiros da lista. Esta distribuição, que é baseada no Ubuntu, tem evoluído significativamente e até já ultrapassou a distribuição da Canonical.
Hoje foi lançado o novo Linux Mint 20 que está disponível com os ambientes gráficos de trabalho MATE, Cinnamon e Xfce.
Depois de vários meses de espera, eis que chegou aquela que é considerada uma das melhores distribuições Linux do mundo.
O novo Linux é baseado no Ubuntu 20.04 LTS e como tal tem 5 anos de suporte. Esta nova versão está disponível com três ambientes gráficos distintos: MATE, Cinnamon e Xfce.
Principais novidades do Linux Mint 20 “Ulyana”
O Linux Mint 20 oferece suporte para diferentes tamanhos de monitores HiDPI. Além disso, inclui uma nova ferramenta designada de Warpinator para partilhar ficheiros na rede local.
A janela de boas-vindas permite agora o acesso rápido à alteração do tema de cores da área de trabalho. Além disso, destaque ainda para:
- Gestor de ficheiros (mais desempenho)
- Linux kernel 5.4
- Melhor suporte para vários monitores
- Mais temas
- Suporte para Fractional scaling
Esta é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também macOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.
Como referido, esta nova versão tem 5 anos de suporte o que dá garantidas aos utilizadores de um sistema sempre com o melhor software e estabilidade. Depois destaque também para a enorme comunidade que segue e contribuiu para este projeto.