Um sistema operativo gratuito, eficiente, flexível e seguro
Actualmente são muitos os sistemas operativos que os utilizadores têm à disposição para os seus equipamentos. No entanto, há sistemas operativos que fazem parte da história da evolução dos sistemas computacionais, e um desses casos é o sistema operativo Minix.
O Minix é um sistema operativo bastante semelhante ao popular Unix, é gratuito e tem o seu código fonte disponível. Vamos conhecer um pouco mais deste sistema e conhecer as novidades da versão 3.2.0 que foi disponibilizada ontem.
Quem nunca ouviu falar em Andrew S. Tanenbaum? Quem é da área das ciências da computação (e não só), já ouviu certamente falar em Andrew Tanenbaum. Nascido em Nova Iorque, Andrew Tanenbaum é chefe do departamento de sistemas de computação na Universidade Vrije, em Amesterdão, e autor de livros bastante conhecidos na área das ciências da computação. Além disso, Andrew Tanenbaum é também muito conhecido por ter criado o Minix, um clone do sistema operativo Unix, que o permitia explicar os princípios dos seu livro-texto, “Operating Systems Design and Implementation” de (1987).
Uma vez que o sistema operativo estava disponível para qualquer utilizador, acabou por se criar uma comunidade de entusiastas do sistemas operativo,que pretendia levar o sistema operativo além do sistema académico mas também incorporar novas funcionalidades, tornando-o mais eficiente.
Principais características do Minix (original)
- Sistema operativo com um microkernel funcional
- Sistema Multitarefa
- Roda na maioria dos PC’s (actuais e mais antigos (ex. 286)
- Suporta memória estendida
- Máximo de 3 utilizadores em simultâneo na máquina
- Chamadas sistema compatíveis com POSIX
- Escrito em C
- Suporte para a pilha protocolar TCP/IP
- Disponibilização de editores de texto
- Mais de 200 aplicações
- Mais de 300 bibliotecas
Durante o dia de ontem (29 de Fevereiro de 2012), a equipa agora responsável pelo projecto anunciou a disponibilização da versão 3.2.0. Esta é a primeira versão estável do Minix, desde o ano de 2010, e que inclui um conjunto de melhorias que têm como base o sistema operativo NetBSD.
O Minix 3.2.0 inclui agora:
- Suporte para FUSE (Filesystem in Userspace)
- O boot loader do NetBSD
- ELF é agora o formato executável por omissão
- Melhor suporte para virtualização
- Sistema de autenticação do NetBSD
- frontend LLVM do Clang é agora o compilador por omissão (GCC é também suportado)
- entre muitas outras novidades que podem ser visualizadas aqui
- Suporte para Multithreading e NCQ no driver AHCI
Como instalar o Minix3?
Quem pretender explorar este sistema operativo, basta fazer download do .iso, e instalar conforme o vídeo seguinte:
Para quem nunca experimentou o Minix, aqui está uma boa oportunidade para o fazer. Eu instalei no VirtualBox e gostei bastante da performance. Não é um sistema “bonito”, mas é sem dúvida um grande sistema operativo.