Uma das melhores distro RPM
Nos últimos anos, o ranking das distribuições Linux tem sido liderado pelo popular Ubuntu. Na verdade, o Ubuntu veio dar “uma nova vida” ao Linux para utilização doméstica e também empresarial e são muitas as distribuições que têm derivado da distro da Canonical.
No entanto, e tendo como base o site distrowatch, o Ubuntu ocupa já o terceiro lugar, sendo o ranking liderado pelo Mint, seguido pelo Debian. A quarta posição pertence ao Mageia.
O Mageia é uma distribuição baseada no Mandriva, que nasceu em 2010 e que tem passado despercebida em Portugal. Em anuncio oficial no blog do projecto Mandriva, Trish Fraser anunciou a disponibilização da quarta versão do Mageia e deu também a conhecer as novidades incluídas.
Principais novidades
- RPM 4.11.1 e urpmi 7.31
- Kernel 3.12
- systemd 208
- GRUB é o bootloader por omissãpo; GRUB2 também está disponíve;
- KDE 4.11
- GNOME 3.10
- Xfce 4.10, Mate 1.6 e Cinnamon 2.0
- Libreoffice 4.1.3.2
- Suporte Experimental para UEFI Support
- Suporte para FullHD
- Novo “ecrã de boas vindas”
- …todas as novidades aqui
Relativamente a aplicações, o Mageia 4 vem com o Libreoffice 4.1.3.2 para produtividade, Firefox como browser por omissão, Empathy com cliente IM, Shotwell como gestor de fotografias, Gimp para imagem, Gparted para partições, etc.
Além do software, o Mageia traz várias funcionalidades nativas que estão centralidades no Centro de Controlo Mageia
Para quem não sabe, o Mageia é resultado do empenho e humildade de uma comunidade, mantido por uma organização sem fins lucrativos, que tem trazido até ao utilizador final o melhor do mundo Linux. Experimentem.