Pplware

Chegou o Kernel Linux-libre 4.18! Para quem quer um sistema sem espiões

O kernel (núcleo) é o coração de qualquer sistema operativo. O GNU/Linux tem kernel, o Mac OS X também, Windows, Android e iOS também e por aí fora. Esta camada é a responsável por fazer a interacção entre o software e hardware, permitindo que os processos comuniquem de forma transparente com os dispositivos electrónicos.

Recentemente foi disponibilizado o novo GNU Linux-libre 4.18. Vamos conhecer as novidades.


Alexandre Oliva anunciou recentemente o novo GNU Linux-libre 4.18 para quem quer um sistema 100% livre. De acordo com as informações, esta nova versão do Kernel, versão livre, é direccionada para “quem não quer executar nenhum firmware proprietário no seu sistema operativo baseado em Linux ou no sistema operacional GNU”.

Esta nova versão do Linux-libre 4.18 vem com todas as novidades já presentes na “versão normal” do Kernel, só que não traz incluídos drivers proprietários.

Além disso, os programadores também ajustaram o script de verificação que avalia se algum componente, como algumas novas interfaces de carregamento de firmware, como firmware_request e firwmare_request_nowarn, estão à procura e a solicitar que seja instalado algum tipo de software proprietário.

Se é daqueles utilizadores que quer um sistema totalmente protegido e sem software de terceiros, então deverá instalar o Linux-libre 4.18 no seu sistema GNU/Linux. Por outro lado, se quiser um Kernel mais completo mas suporte de software de terceiros, então deverá instalar a versão tradicional do Kernel.

Via

Exit mobile version