Apesar de parecer meio apagado no segmento dos sistemas operativos, o projeto Ubuntu continua a ter interessantes desenvolvimentos como o que aconteceu agora com o lançamento do Ubuntu 17.10.
Para os entusiastas deste sistemas operativo, informamos que a versão final do Ubuntu MATE 17.10 também já está disponível. Vamos conhecer as novidades.
Martin Wimpress anunciou recentemente, depois de 6 árduos meses de trabalho, a versão final do Ubuntu Mate 17.10 que, tal como o nome sugere, é um Ubuntu com o ambiente gráfico Mate (usado no Linux Mint). Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Linux Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3.
Quais as novidade do Ubuntu MATE 17.10?
- Novo gestor de ficheiros com várias novas funcionalidades;
- Menus Globais
- Alternativa funcional ao Unity 7 para quem quiser uma área de trabalho “tradicional”
- Heads-up Display (HUD)
- Novo sistema de pacotes Snap, por omissão
- Slick Greeter – o novo gestor de sessões
Podem ver todas as novidades aqui.
Comparativamente ao novo Ubuntu 17.10, esta versão continua com um design bastante elegante e funcional. As novas funcionalidades são também bastante interessantes! Experimentem e deem-nos o vosso feedback.
O Ubuntu Mate está disponível para máquinas com arquitetura de 32 bits e 64 bits. Também pode experimentar o Ubuntu MATE 17.10 no seu Raspberrry PI.