Pplware

Chegou a versão final do Linux Mint 14 “Nadia”

Depois de alguns meses de espera e após o lançamento da Release Candidate, a equipa de desenvolvimento do Linux Mint disponibilizou, esta Segunda-Feira, a versão final do  Linux Mint 14, . O Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.

Esta distribuição é normalmente uma das preferidas dos utilizadores devido a sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes que já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros. Vamos conhecer as novidades do Linux Mint 14 “Nadia” .

O Linux Mint 14  é baseado no Ubuntu 12.10 e é o resultado de 6 meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux. Esta nova versão incluiu algumas atualizações de software e traz  novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.

Principais novidades:

Ambiente gráfico Mate 1.4 e Cinnamon 1.6

O Linux Mint 14 está disponível em duas versões, sendo que a diferença essa ao nível dos ambientes gráficos . Por um lado o produtivo, estável e maduro Mate 1.4, por outro lado o moderno e excitante Cinnamon 1.6.

Mate 1.4

A equipa responsável pelo MATE tem vindo a aperfeiçoar o ambiente gráfico que segue a linha do GNOME 2. Em 2001 o GNOME 2 foi renomeado para “MATE”, possibilitando assim que os fãs do projecto GNOME 2 continuassem com o seu ambiente gráfico favorito. O Mate 1.4 reforça a qualidade e estabilidade do ambiente gráfico pois corrige um conjunto de bugs que “assombravam” há já algum tempo o GNOME 2.

Como referido o Mate traz várias correções. O bluetooth e mate-keyring funcionam agora na perfeição e o gestor de ficheiros Caja permite agora a integração com o Dropbox.

O Mate inclui agora também o seu mapa de caracteres, Alt-Tabbing mais rápido, personalização das notificações e várias melhorias no gestor de ficheiros Caja.

Cinnamon 1.6

O Cinnamon  é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnamon 1.6 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades.

Workspace OSD (On-Screen-Display)

Os ambientes de trabalho (workspaces ) são “persistentes”…isto é, sempre que um utilizador pretender criar um espaço de trabalho virtual, poderá fazê-lo carregando apenas no botão “+”. Mesmo que reinicie o sistema,  os ambiente continuam disponíveis e só desaparecem quando o utilizador os remover.

Isto permitirá ao utilizador criar workspaces  distintos e memoráveis, separando, por exemplo, pelo tipo de tarefas a executar (ex. produtividade, gaming, Internet, etc).

Window Quick-List

A nova janela de Quick-List apresenta um novo e agradável interface, que permite facilmente comutar entre workspaces.

Notificações via Applet

As notificações são agora centralizadas numa Applet. Qualquer acção do utilizador ou sistema, que resulte numa notificação, aparece de imediato na Applet

Alt-Tab Thumbnails e Previews

A funcionalidade ALT-Tab, que permite trocar entre janelas, é agora configurável. No Cinnamon 1.6 podemos escolher um dos 4 modos:

Melhorias na Applet do Som

Para os amantes do Som, o Mint oferece agora algumas melhorias na Applet do Som. Todo o layout foi redesenhado de modo a facilitar a interação com o utilizador. O volume do som aparece agora em percentagem e estão disponíveis um conjunto de novas funcionalidades (botão mute  e microfone)  e também algumas tooltips.

Nemo

O Cinnamon traz agora o seu próprio file browser, ao qual foi dado o nome de Nemo

MDM

Além da possibilidade da escolha dos ambientes gráficos, o Linux Mint 14 traz novas funcionalidades  no Display Manager (MDM) – Gestor de Logins. O MDM disponibiliza agora cerca de 30 novos temas e podem ser encontrados mais de 2000 no site gnome-look.org.

No gestor de logins podemos agora ter “faces” em vez de termos apenas os usernames. Se o utilizador tiver uma imagem em ~/.face, então essa imagem aparecerá no gestor de logins.

A mudança de sessão também sofreu algumas alterações. O utilizador agora apenas necessita de bloquear a sessão e aquando do desbloqueio pode simplesmente iniciar com um novo utilizador.

O Cinnamon inclui cerca de 800 alterações que podem ser consultadas aqui

Software Manager

O gestor de software ganhou também novas funcionalidades e está agora muito mais estável (isto porque foi retirado o aptdaemon que era responsável por muita das vezes o software Manager parar ou crashar). O Software Manager tem agora suporte total para debconf, é iniciado sempre com privilégios de root e as pesquisas são agora mais intuitivas (pesquisa enquanto o utilizador vai escrevendo).

Artwork

O Linux Minti inclui, como sempre, uma coleção fantástica de backgrounds (via Al Butler, Nicolas Goulet e Steve Allen)

Componentes Upstream

Linux Mint 14 apresenta os seguintes componentes uptream: Ubuntu 12.10, Linux 3.5, MATE 1.4, Cinnamon 1.6.

A nível de gráfico existem também alguma novidades já que foram implementadas algumas melhorias no suporte para GTK3 (através do GTK3.6) e actualizados os temas Mint-X e Mint-Z. Apesar de já o ser actualmente….

Licença: GPL Download: Mint-14  com Cinnamon 32 bits [884 MB] | 64 bits [88 1MB] Download: Mint-14 com Mate 32 bits [966 MB] | 64 bits [968 MB] Homepage: Linux Mint

Exit mobile version