Pplware

Está prestes a chegar um novo smartphone com Linux?

O mercado dos smartphones é dominado por dois sistemas operativos, o Android e o iOS. São estas as escolhas óbvias, pela oferta que existe e pelas provas dadas. Há outros sistemas, muito menos usados, que acabam por não cativar os utilizadores.

Algo que é pedido há já bastante tempo é uma alternativa Linux. Depois de algumas ideias que não vingaram, uma nova parece preparar-se para chegar, pelas mãos da KDE.


A ideia de um smartphone assente em software open source e completamente aberto tem já alguns anos. Já várias empresas tentaram criar um sistema que encaixasse nesta definição, sempre com a ideia de tornar verdadeiramente livre e sem o controlo de uma grande empresa.

A Canonical teve uma versão de Ubuntu criada para estas plataformas, mas acabou por não a conseguir levar longe, tendo sido lançado apenas em 2 ou 3 equipamentos, que nunca vingaram.

Há, no entanto, um novo player que pode estar brevemente a chegar. A Purism aliou-se agora ao KDE para criar um sistema verdadeiramente utilizável e com uma interface que agrade a todos. Para além do hardware da Purism, o KDE vai entregar o Plasma Mobile, a versão móvel da sua interface e ambos vão dar corpo ao Librem 5.

O Librem 5, que está atualmente numa campanha de recolha de fundos, para que possa avançar para produção, pretende ser virado para a privacidade e para a segurança dos utilizadores e dos seus dados.

A presença do KDE é importante pois é, por agora, a única interface que tem, criada de base, uma versão para dispositivos móveis. Mostra também o compromisso da Purism, uma vez que a KDE apenas disponibiliza esta versão para hardware que não dependa de software do fabricante para funcionar.

O Librem 5 poderá ser mais um concorrente de peso no mercado dos smartphones. Há muito que se espera por uma máquina totalmente assente em Linux, aberta e com prestações ao nível dos concorrentes, e este pode bem ser a proposta esperada.

Librem 5

Exit mobile version