… a chegar ao mercado em Maio de 2014, mas dependente de um fundo distribuído de 32 milhões de dólares.
Foi há 4 dias que a Canonical prometeu revelar uma novidade, uma linha que separa algo. As evidências apontavam para o dispositivo móvel capaz de se transformar num computador de trabalho, conceito esse já referenciado anteriormente várias vezes, e surge agora todo o detalhe do que será o smartphone Ubuntu Edge.
A meta definida colocará o smartphone “convertível” no mercado em Maio de 2014, e as especificações programadas são de topo.
Este conceito, apelidado também de converged computing, está a revelar-se de grande interesse e promete revolucionar a forma como se utiliza um computador… e consequentemente modificará também os hábitos de utilização do smartphone.
A angariação de fundos para dar vida ao Ubuntu Edge está a decorrer no indiegogo por um período de 31 dias. Serão necessários 32 milhões de dólares para concretizar o projecto, onde se espera que chegue ao mercado a um preço de $830, valor esse necessário na respectiva contribuição no indiegogo (que dá direito, obviamente, a um Ubuntu Edge).
Poderá parecer muito dinheiro mas as especificações assim o exigem, pois são bastante promissoras. O Ubuntu Edge será capaz de correr o Ubuntu na versão desktop e simultaneamente o Android, utilizando para isso dual-boot.
As especificações, susceptíveis a alterações, são as seguintes:
- Dimesões de 64x9x124 mm
- Dual-boot em Ubuntu mobile OS e Android OS
- Integração completa com Ubuntu desktop PC quando colocado na dock
- CPU multi-core, 4GB de RAM e 128GB de armazenamento interno
- Ecrã de 4.5″, resolução 1280×720 HD, sapphire crystal
- Câmara traseira de 8MP, de alta sensibilidade, e frontal de 2MP
- Rede Dual-LTE, Wi-Fi dual-band 802.11n, Bluetooth 4, NFC
- GPS, acelerómetro, giroscópio, sensor de proximidade, bússola digital e barómetro
- Colunas stereo HD audio, gravação stereo, cancelamento activo de ruído
- Saída de vídeo MHL (micro-USB), jack 3.5mm
- Bateria Li-Ion com Silicon-anode
As especificações prometem bastante e tudo só depende do apoio dos interessados, quer sejam particulares ou empresas. Isso só se tornou numa necessidade pois nenhum fabricante foi, até agora, suficientemente ambicioso para tirar este projecto do papel e lançar-se com este novo conceito.
Como preço especial, é possível apoiar com $600, limitado ao dia de hoje, e ter nas mãos o Ubuntu Edge na data prevista… mas será apenas válido para os primeiros 5000 a reclamar essa oferta. O apoio mínimo para que o nome surja na lista oficial é de $20 e existem outras opções para quantidades superiores.
Quem tiver mesmo interesse neste produto, e caso a meta de $32M seja atingida num mês, o preço de $600 é bastante aliciante e será de certeza um óptimo investimento.