Pplware

Calligra 2.7 – Uma alternativa gratuita ao Microsoft Office

Quando se fala em suite de produtividade, não há nenhum produto que se compare ao Office da Microsoft. Apesar do mundo tecnológico estar hoje voltado para a cloud, a verdade é que as soluções totalmente web-based ainda não conseguem “fazer sombra” ao poderoso Microsoft Office, que hoje em dia conta também já com alguns serviços assentes na cloud  (não esquecendo o Office 365).

Depois de apresentarmos aqui inicialmente o  Calligra 2.6. RC, vamos conhecer quais as novidades do Calligra 2.7.

Calligra é uma suite de produtividade que pretende impor-se no Mundo opensource , colmatando a falha de algumas aplicações inexistentes no Libreoffice , chega mesmo a desafiar a suite mais conhecida do mundo que é desenvolvida pela Microsoft , com aplicações arrojadas e com um visual muito apelativo.

Calligra Author , trata-se de uma nova aplicação para os amantes da escrita , ideal para escritores de livros .

Calligra Words , é o equivalente ao Word e ao Write respectivamente da Microsoft e Libreoffice , esta aplicação ganhou o prémio da melhor aplicação escrita para o KDE no ano passado , na cerimonia que se realiza todos os anos nos meses de verão para a atribuição dos prémios para as equipas que desenvolvem para o KDE

Braindump é uma ferramenta para tomar notas e organizar os nossos projectos mais ambiciosos , permite a inclusão de imagens

Flow , esta aplicação está integrada com todas as outras aplicações desta suite e proporciona a criação de organogramas de varia ordem

Karbon , é uma ferramenta vectorial , que permite a criação de cliparts , logos , capas ilustradas ou mesmo imagens vectoriais puras .

Kexi , é um criador de banco de dados visual esta ferramenta pode ser usado para a criação de aplicativos do banco de dados, a inserção e edição de dados, realizando consultas e processamento de dados.

Os formulários podem ser criados para fornecer uma interface personalizada para os seus dados.

Todos os objetos de banco de dados ,tabelas, consultas, formulários, relatórios ,são armazenadas no banco de dados, tornando mais fácil a partilha de dados e design.

Krita , é uma aplicação de desenho e pintura criativa, baseada na tecnologia Calligra , criar pinturas de arte, desenhos animados, arte conceitual ou texturas , esta ferramenta suporta diversos formatos para além do formato nativo

Plan , é uma ferramenta de gestão de de projectos , esta ferramenta é ideal para gerir projectos moderadamente grandes com vários tipos de recursos.

Stage , muito havia para dizer desta excepcional ferramenta , ela destina-se a fazer apresentações tal como o powerpoint da Microsoft

Sheets , é a aplicação de calculo desta suite , alguns bugs foram solucionados nesta nova versão , um deles dava-se quando recorria-mos a calculo automático seleccionando várias células .

Novidades no Calligra 2.7

O Calligra 2.7, que na verdade é o Calligra 2.7.1 inclui um conjunto de novidades interessantes.

 

Há também melhorias significativas na importação de .docx.

 

Todas as novidades desta versão podem ser vistas aqui.

Esta é sem duvida uma suite de eleição, para quem pretende algo parecido com o Microsoft Office…mas gratuito. Com esta suite conseguimos fazer quase todos os trabalhos que fazemos no Microsoft Office e as novidades desta versão vêm ajudar ainda mais na usabilidade da plataforma. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.


Licença: LGPL-2+
Sistemas Operativos: Windows / MacOS
Download: Calligra 2.7
Homepage: Calligra

Exit mobile version