Pplware

Boot-Repair – Resolva problemas com o Grub2

A história repete-se!!! Sempre que se instala por exemplo o Windows e já temos um Linux com o grub a servir de menu de boot, este é simplemente “afastado”. Com o aparecimento do grub2, as coisas complicaram ainda mais e os métodos de recuperação tradicionais envolvem normalmente um conjunto de passos que nem sempre são pacíficos.

Recentemente conheci uma ferramenta que permite facilmente recuperar o Grub2. Vamos conhecer o Boot-Repair.

Boot-Repair é uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz na recuperação de problemas relacionados com o Grub2. Com um simples clique, esta ferramenta resolve de uma forma rápida qualquer problema relacionado com o boot do sistema.

Como usar o Boot-Repair?

O Boot Repair vem já instalado no Ubuntu-Secure-Remix. Para isso, basta gravar numa PEN USB (usando por exemplo o LiliUSB) e arrancar com este sistema.

Para quem quiser arrancar por exemplo com o Ubuntu, poderá instalar o boot-repair usando os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install -y boot-repair
Como usar o Boot-Repair?

Para usar o boot-repair, basta aceder à dash e procurar por Boot-Repair menu. Uma vez iniciada a aplicação, basta carregar em Recommended repair.

Depois de restaurado o boot, o sistema é reiniciado e o acesso ao grub é reposto.

Opções avançadas

Além da opção Recommended repair, o Boot Repair oferece um conjunto de opções avançadas. Podemos fazer backup da tabela de partições, reinstalar o GRUB, Restaurar o Master Boot Record (MBR), reparar o sistema de ficheiros, etc.

A aplicação permite ainda definir em partição pretendemos colocar o GRUB, definir parâmetros do kernel, editar o ficheiro de configuração do grub, etc.

Para quem tem problemas com o Grub, então esta aplicação é sem duvida a solução perfeita. As opções disponibilizadas permitem, de uma forma segura, restaurar o sistema de boot, sem a necessidade do utilizador mexer a mais baixo nível (ver aqui). Fica a dica!

Exit mobile version