Quando se fala em Open Source e suite para desenvolvimento de conteúdos 3D o nome mais sonante é o Blender. Depois de vários anos com o objectivo de remodelar o interface de trabalho, a Blender Foundation anunciou no passado dia 13 de Abril (ver aqui) a sua primeira versão estável da série 2.5, o Blender 2.57.
O Blender 2.57 oferece ao utilizador uma interface completamente renovado, que inclui um novo conjunto de ícones e uma nova área de trabalho. Segundo a Blender Foundation, responsável pelo Blender, esta versão tem todas as funcionalidades praticamente estáveis, tendo sido corridos mais de 1000 bugs. O Blender permite agora definir teclas de atalho, e suporta Add-ons (através de Python Scripts) permitindo assim ter funcionalidades mais específicas.
A nível de arquitectura interna da suite foram ainda implementadas funcionalidades no que respeita ao acesso de dados e disponibilizada uma ferramenta de sistema (“Operator”). Depois do Linux e Windows, o blender tem agora também suporte para 64 bits.
A nível de modelação foram também realizadas algumas actualizações a nível das ferramentas disponibilizadas (ex. Sculp e Multi-resolution, Paint Brushes, etc), e está agora disponível o Solidify Modifier, uma nova ferramenta de modelação.
Esta versão disponibiliza muitas mais novidades, e podem ser visualizadas todas aqui. A próxima versão está prevista para Junho de 2011.