Pplware

Benchmark & Tuning 2.0 – O seu Android continua potente?

Desde Fevereiro (data da review da primeira versão desta aplicação) muito mudou no Android – saiu o Jelly Bean, sairam as novas gerações dos topos de gamas de algumas marcas, muitos outros telemóveis receberam o Ice Cream Sandwich, portanto está na altura de actualizarmos os nosso resultados nesta aplicação… que também recebeu uma avolumada actualização.

O autor da app é nosso leitor assíduo e já contribuiu com outros artigos sobre programação para Android, portanto já é de esperar que este update seja de grande qualidade. Vamos então conhecer o que mudou, e o que foi melhorado!

Praticamente todos os entusiastas de Android conhecem os famosos benchmarks para testar os seus dispositivos em vários aspectos. Esta aplicação testa o nosso device de várias formas:

São todos testes muito reais que “emulam” operações realizadas a todo o momento nos nossos dispositivos. Esta aplicação de benchmark caracteriza-se especialmente pelos testes curtos – ninguém gosta de esperar minutos e minutos para saber resultados e esta é sem dúvida uma mais valia.

Também podemos correr um Custom Benchmark, ou seja, correr apenas os testes que quisermos, individualmente, em modo Single-Threading ou Multi-Threading (com uma thread ou com mais threads dependendo do número de cores disponíveis).

Conta também com um browser de scores muito bem concebído e que foi extremamente melhorado desde o artigo de Fevereiro:

A opção de Tuning foi re-desenhada com um aspecto mais moderno tipo Ice Cream Sandwich e conta com um painel completamente redesenhado para se ver quanto tempo o nosso CPU usou as várias frequências – podemos também ordenar por frequência e pelo tempo passado nas frequências.

Podemos também ver as estatísticas da aplicação e ver quais as frequências mais usadas nos vários testes de benchmarks, os dispositivos mais usados, as kernels e as versões do Android.

O painel da informação do sistema também foi re-desenhado e conta com todo o tipo de informações sobre o nosso dispositivo, é basicamente um raio-x profundo. Também tem a temperatura que a nossa bateria tem na altura. Foi também adicionada a visualização do build.prop e do config do Kernel (apenas visualização). A funcionalidade do config do Kernel é me bastante útil pois por vezes estou sem acesso ao meu computador e fácilmente consigo ver alguma informação de config nos meus Kernels.

Tem uma funcionalidade interessante em que dá a possibilidade ao utilizador de escolher o tema preferido a ser utilizado pela aplicação: Holo, Holo Light e Holo Light with dar action bar, tudo temas do Ice Cream Sandwich.

É sempre bom vermos projectos e aplicações nacionais e esta é sem dúvida uma das minhas favoritas pois consegue juntar num só pacote imensas funcionalidades úteis e interessantes.

Recomendo vivamente.


Licença: Freeware e Comercial

Sistemas Operativos: Android 2.1 +

Download: Benchmark & Tuning Free

Download: Benchmark & Tuning Full [1.99€]

Exit mobile version