Pplware

Barcelona vai abandonar o Windows e abraçar o Linux

O Windows, a sua suite de produtividade e muito do software da Microsoft são uma presença constante em muitos organismos públicos e empresas privadas em todo o mundo. Há, no entanto, um movimento que lentamente tem procurado abandonar estas propostas e abraçar o Linux e as aplicações de código aberto.

A mais recente cidade a decidir dar este passo foi Barcelona, que vai abandonar o Windows e usar o Linux para conseguir uma soberania tecnológica total.


Não existem muitos casos de sucesso de transições de ambientes Windows para Linux nos últimos anos e o passado recente mostrou que este é um passo difícil de dar.

A mudança que Barcelona vai abraçar

A cidade de Barcelona resolveu agora que este é o caminho certo a ser tomado e iniciou um processo em que pretende abandonar por completo o Windows e todos os seus produtos associados e passar a usar Linux, OpenOffice e outro software aberto. Ainda não se conhece a distribuição Linux escolhida, mas esta deverá recair sobre o Ubuntu.

Os planos da cidade preveem um investimento de 70% do seu orçamento anual de software para a propagação das aplicações open source em 2018. Este é um processo que deverá estar terminado na primavera de 2019.

As opções Linux de Barcelona

O plano de Barcelona para a migração está definido e a meta de 2019 será para cumprir. Os passos a serem dados vão ser graduais, com a mudança a dar-se primeiro nos serviços, com o abandono do Exchange e do Outlook e a adoção do Open-Xchange.

Como o Windows se irá manter por agora, os planos preveem substituição do browser pelo Firefox e a instalação do OpenOffice em substituição do Office.

O passo final será dado em 2019, com o abandono do Windows e a entrada do Ubuntu. Para preparar esta mudança, está já a decorrer um programa de testes onde mil utilizadores estão a usar já Linux.

O caso mais recente de insucesso

Esta decisão de Barcelona não é um caso isolado. Já no passado recente assistimos a uma mudança similar e que não correu como previsto. Munique tomou esta mesma decisão em 2004 e tinha os mesmos planos que Barcelona traçou.

A verdade é que essa mudança acabou por não correr como esperado e, em 2017, a decisão de reverter a mudança foi tomada. As avaliações que foram realizadas mostravam que esta tinha sido uma decisão errada e o sonho de uma estrutura completamente assente em software livre e sem a presença da Microsoft morreu.

Os planos traçados pela cidade de Barcelona estão fechados e a migração será uma realidade. O problema é mesmo saber se esta mudança será para manter ou se, como no caso de Munique, o passo inverso será dado alguns anos depois.

Fonte

Exit mobile version